Isaura Daniel
São Paulo – Os calçados produzidos pela indústria Zeket, da cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, são usados pelas mulheres de Omã, país árabe que fica no Oriente Médio. A empresa começou a exportar para a região em novembro do ano passado e até agora já enviou ao redor de 500 pares aos omanis. Mais um pedido de 500 pares está por ser embarcado, de acordo com o coordenador de exportações da Zeket, Vitor Port.
A Zeket fabrica calçados femininos de couro. De acordo com Port, os árabes gostam dos modelos metalizados e com pedras. A indústria gaúcha produz toda a gama de calçados para mulheres, desde sandálias, sapatos sociais até botas. Os modelos são bastante arrojados. Na coleção primavera/verão, lançada na metade deste ano, a empresa usou pedrarias, brilho, couros metalizados e uma gama variada de cores e texturas.
A produção da Zeket, levada adiante na unidade fabril da empresa em Igrejinha, é de 2,5 mil pares diários. Do total produzido pela Zeket, ao redor de 10% é exportado. Entre os importadores estão Chile, Espanha, Itália, Inglaterra, Rússia, Finlândia, Venezuela e Portugal, além de Omã. No país árabe a empresa tem um cliente que atua no varejo.
A maioria dos contatos da Zeket para exportar são feitos por meio de mostras de calçados que ocorrem no Brasil, a Francal e a Couromoda, que são visitadas por importadores. O contato com o omani foi feito em uma feira. Neste ano, a Zeket conseguiu, durante a Francal, feira que ocorreu em julho em São Paulo, cinco novos clientes da Rússia, Itália e Venezuela. O maior importador dos calçados da marca é o Chile.
A Zeket é uma das empresas que participa do Brazilian Footwear, programa que tem por objetivo promover o calçado brasileiro no mercado externo e ocasionalmente traz importadores ao Brasil para conhecer a produção local. O projeto é levado adiante pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e sindicatos das indústrias de calçados.
Representantes da Zeket já fizeram também viagens internacionais em busca de negócios, como ao Chile e à Itália. Ao mundo árabe, porém, eles ainda não foram. Port afirma, no entanto, que a empresa tem intenção de exportar mais para o mercado árabe e também para o africano. "É um mercado muito tranqüilo, bom de trabalhar", afirma o coordenador.
A Zeket é uma empresa familiar. Ela foi criada em 1959 e ainda tem na sua administração alguns dos fundadores. A indústria emprega 160 pessoas de forma direta.
Contato
Zeket
Tel: +55 (51) 3545-1236
Site: www.zeket.com.br
E-mail: vitor@zeket.com.br

