Geovana Pagel
São Paulo – A Machina Zaccaria, indústria detentora de alta tecnologia para o beneficiamento de arroz – produto que movimenta bilhões de dólares em todo mundo – instalou há quatro anos um escritório de representação no Egito. As vendas para a República Árabe do Egito crescem em média 50% ao ano.
A empresa tem sede em Limeira, São Paulo, e iniciou as exportações para a América Latina na década de 1960. Decidiu buscar novos mercados no final dos anos 1990. “Em 1999 fizemos uma viagem ao Egito com o intuito de encontrar um representante e assim iniciar as exportações”, conta a coordenadora de comércio exterior da empresa, Márcia Regina Bueno.
A atuação da Machina Zaccaria, segundo Bueno, é abrangente e se dá desde a elaboração e desenvolvimento de projetos completos, produção de equipamentos, acessórios e peças de reposição, até os serviços de assistência técnica.
As máquinas para beneficiar arroz são os principais produtos exportados para o Egito e não necessitam de nenhuma exigência específica. “Nossa maior dificuldade é o idioma, pois muitos dos nossos clientes não falam inglês e ficamos muito dependentes de nosso representante”, explica Bueno.
De acordo com a coordenadora, o representante instalado no Egito já tem autorização para negociar com outros países árabes, mas primeiro a empresa quer desenvolver uma base consolidada de trabalho, que possa servir como referência na hora de buscar novos parceiros no Oriente Médio e Norte da África.
“Eu acredito que em 2004 já seja possível iniciarmos os primeiros contatos com outros países da região”, conta. “A empresa tem capacidade produtiva para isso”, garante.
O faturamento anual da indústria é de US$ 8 milhões, sendo que 25% é resultado das exportações. Os países árabes são responsáveis por 15% da receita de exportações da Zaccaria.
Para alavancar as vendas externas, além dos novos mercados árabes, a empresa, que tem como meta crescer 10% em 2004, também quer consolidar relações com Rússia e Índia.
Exportação e cidadania
A Machina Zacarria é uma das finalistas do prêmio Cidadania Brasil de Exportação 2003, criado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, e com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Agência de Promoção de Exportações (Apex) e voltado a empresas exportadoras que realizam trabalhos socialmente relevantes.
No caso, a empresa desenvolve um projeto de distribuição de comida a comunidades carentes, o Projeto Sopa.
“É muito gratificante estar entre as empresas finalistas, apesar de termos idealizado esse projeto não muito no intuito de marketing ou em ganharmos prêmios, queríamos apenas minimizar a fome de parte de nossa comunidade carente”, explica Bueno.
De acordo com a coordenadora, o prêmio foi encarado como uma oportunidade de divulgar o projeto. “Outras empresas poderão conhecer o trabalho que fazemos e quem sabe queiram implantá-lo também”, diz.
A empresa
A Indústria Machina Zaccaria S/A foi fundada em 11 de agosto de 1925, por cinco irmãos. Dez anos depois consolidou-se no mercado brasileiro. As exportações para países vizinhos começaram na década de 1960. Além da matriz localizada em Limeira, São Paulo, os clientes têm à disposição a filial de Várzea Grande, em Mato Grosso, que atende toda a região.
Atualmente, a empresa investe cada vez mais no mercado internacional, mantendo atividades em todos os continentes. Instalada em uma área de 54 mil metros quadrados, sendo 33 mil de área construída, emprega 320 profissionais.
Com a expansão dos negócios, a empresa se adequou aos rigorosos padrões de qualidade e segurança exigidos para a exportação. Depois de minuciosa auditoria, realizada pela BVQI, conquistou, em outubro de 2000, e “Selo CE”, certificação internacional exigida para comercialização de produtos na comunidade européia.
Sua linha de fabricação atende desde pequenos produtores rurais, com equipamento de 260 kg/h, até grandes indústrias, com produção de 60 ton/h ou mais.
Contatos
Indústria Machina Zaccaria S/A
Fone: (019)3404-5721 Fax: (019)3404-5736
Site: www.zaccaria.com.br
Fone: comex@zaccaria.com.br
Escritório de representação no Egito
Quantum Machinery Offshore
Road 10 Building 14 Apt. 303 Maadi – Cairo
Sr. Ali El Sallab
Fone: (20-2) 359-2359 / (20-2) 577-2288
E-mail: asallab@link.com.eg

