São Paulo – Os produtos capilares da indústria brasileira Acqua Coco estão sendo usados por consumidores árabes. A empresa produz alisadores com processo e fórmula originais, sem formol na composição, que são importados pelos mercados do Egito, Marrocos e Emirados Árabes Unidos. “A aceitação é muito grande, o mercado é mais maduro”, afirma a CEO da Acqua Coco, Stephane Torres, sobre a proibição de uso do formol nos países árabes.
A Acqua Coco exporta também à Espanha, França e Itália, e foi a partir de distribuidores europeus que os árabes chegaram aos cosméticos da marca brasileira. O fato chamou a atenção da empresa no Brasil, que está fazendo um trabalho para vender diretamente ao mercado árabe, já que eles pagavam mais pelos produtos comprando de terceiros. Há dez dias o importador do Egito conheceu a fábrica no Brasil.
A CEO conta que o alisador da Acqua Coco é adequado para os cabelos dos árabes, que são bastante grossos e difíceis de alisar em função da estrutura dos fios. Diferente de vários outros produtos que existem no mercado, o alisador precisa ser aplicado apenas uma vez para resultar em 100% de alisamento, segundo Torres. O efeito dura de três a seis meses e nesse período é necessário apenas fazer retoque de raiz, explica a executiva.
O resultado é 50% fruto do produto e os outros 50% da maneira de aplicar, de acordo com a CEO. Por isso o produto é voltado para uso profissional, para os salões de beleza. A Acqua Coco treina os seus distribuidores sobre a maneira correta de fazer a aplicação e eles, por sua vez, capacitam os profissionais dos salões. A empresa está produzindo um vídeo para facilitar a divulgação da maneira de aplicar, segundo Torres.
A executiva conta que o produto é uma combinação de sua composição e do processo produtivo. Em vez do formol, os alisadores levam uma combinação de óleo de coco, da polpa do coco verde e da oxiacetamida. Além do alisador, que é carro chefe, a Acqua Coco produz outros cosméticos para cabelos como um kit “home care” com xampu, condicionador e máscara capilar, além de óleos. O kit e os óleos são os mais vendidos depois dos produtos para alisamento e também são comercializados pelos salões. O alisador pode resultar em nove tipos de resultados.
A Acqua Coco tem sede em São José dos Campos, no interior paulista, e produz atualmente 10 toneladas ao mês. Mas ela está passando por uma reformulação geral e a capacidade fabril deve chegar a 80 toneladas mensais em menos de dois meses. A empresa foi criada pela empreendedora Ana Nascimento no ano passado e há três meses começou um processo de reformulação ao receber novos investidores, entre eles Torres e Ivo Machado.
Ana Nascimento está na área de cosméticos há 15 anos. Ela trabalhou em salões e depois em grandes indústrias da área e acabou ficando doente em função do contato frequente com o formol. Em função disso começou a pesquisar e tentar desenvolver um produto que funcionasse para alisamento de cabelos e que não usasse formol. Cosmetóloga e visagista, ela se formou também como técnica química e conseguiu chegar a uma fórmula própria.
Após testes que mostraram que o alisador dava resultado, ela resolveu abrir a Acqua Coco. Os investidores viram o potencial do produto e resolveram aplicar no negócio. Atualmente, além das melhorias e ampliação da fábrica, a nova equipe está modificando a identificação visual, como logotipo, embalagem e site, preparando ações de marketing, entre outras medidas. A ideia é levar também mais recursos tecnológicos para os meios de comercialização dos produtos junto aos salões. As novas embalagens serão lançadas no mercado em breve.
A exportação representa 60% das vendas da Acqua Coco e uma das metas da indústria paulista é investir mais no mercado brasileiro. Apesar disso, a empresa pretende ampliar a presença nos países árabes, que enxerga com muito potencial.
Contato:
Acqua Coco
Site: http://www.acquacoco.com/
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