São Paulo – Com mais de 100 anos de existência, a Santanense exporta tecidos, principalmente sarjas, desde a década de 80. Entre os principais destinos da fabricante mineira estão os países da América Latina, Europa e África do Sul. Agora a empresa prepara estratégia para intensificar o processo de internacionalização da marca, com foco também nos países do Oriente Médio e Norte da África.
“Atualmente a empresa mantém poucas relações comerciais concretas com os países árabes, mas há um grande interesse em poder incrementar os negócios com a região, pois acreditamos serem mercados com um grande potencial de compra e que mantêm excelentes relações com o Brasil”, afirma Rogério Gonçalves, diretor de marketing da Santanense. “Uma maior aproximação comercial certamente será uma ótima oportunidade para negócios e positiva para ambos os lados”, completa o diretor.
Na avaliação de Gonçalves, visitas comerciais, feiras e contatos pessoais são fundamentais para consolidar o negócio da Santanense no mercado externo. A companhia costuma participar de importantes feiras do segmento como a Colombiatex, na Colômbia; a Première Vision, na França; a Emitex, na Argentina; mais a Fenin e a Fenatec, no Brasil.
De acordo com o diretor, a empresa busca sempre estar em sintonia com as tendências mundiais, disponibilizando uma gama de produtos diferenciados, tanto no segmento de sports wear quanto para no de work wear. “Nesse ano a empresa tem como foco zelar por sua cartela de clientes e manter seu volume exportado”, afirma. Atualmente a empresa exporta de 10% a 15% da produção.
A Santanense foi fundada em 1891 no município de Santana do Rio Acima, hoje a atual cidade de Itaúna, no estado de Minas Gerais. A empresa possui em torno de 1,3 mil funcionários, uma produção anual de 60 milhões de metros de tecido e um faturamento anual aproximado R$ 350 milhões.
Contato
Santanense
Site: www.santanense.com.br
Telefone: +55 (31) 2129-9800

