São Paulo – A Fanem, indústria de equipamentos médico-hospitalares e laboratoriais que exporta para o mercado árabe há sete anos, planeja ampliar ainda mais sua presença na região com abertura de um escritório próprio. A fabricante já conta com representantes exclusivos em diversos países árabes e venda para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano e Síria.
“Já temos um funcionário jordaniano que desenvolve nossa área comercial na Jordânia e percebemos que a região tem muito ainda a ser trabalhada. Agora nosso objetivo é admitir mais pessoas para trabalhar a marca entre os árabes. A estratégia do escritório ainda precisa ser discutida e planejada, mas será colocada em prática ainda neste ano”, afirma a diretora-executiva da empresa, Marlene Schmidt.
Uma das estratégias para auxiliar na busca por novos clientes no exterior é a participação em feiras do setor. No final deste mês, a Fanem será uma das 39 empresas brasileiras que farão parte do Pavilhão Brasil na Arab Health, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo). A mostra do segmento será realizada em Dubai, nos Emirados, entre os dias 26 e 31 de janeiro.
“Nosso pessoal vai aproveitar a participação na feira para contatar pessoas que possam desenvolver ainda mais nossa marca que é tão bem aceita pelos árabes. Nosso engenheiro de manutenção vai participar da feira e depois seguir em visita aos nossos clientes no Kuwait, Iêmen e Arábia Saudita”, conta Schmidt.
Segundo ela, hoje 22% do total exportado pela Fanem é destinado aos países árabes, segundo maior mercado das exportações da companhia. A América do Sul continua sendo o principal destino das vendas externas da fabricante.
As vendas para o mercado árabe começaram em 2002. O primeiro contato foi feito em São Paulo, na feira Hospitalar. Os principais produtos embarcados para os países árabes são os equipamentos da linha neonatal, que inclui incubadoras, berços aquecidos e normais, aparelhos de fototerapia (para tratamento de luz). Na linha para laboratórios são exportadas principalmente estufas, centrífugas, câmaras para armazenagem de sangue e vacinas.
Fundada em 1924, a Fanem foi pioneira na fabricação de equipamentos médicos. As vendas externas começaram na década de 70. De acordo com a diretora, do total das exportações brasileiras de incubadoras e produtos neonatais, 95% são creditadas à Fanem, que tem sede em Guarulhos, São Paulo, e emprega 300 funcionários. Os produtos da empresa desse segmento representam 18% dos equipamentos para bebês no mercado mundial.
Prêmio Apex
Em novembro de 2008, a Fanem recebeu o Prêmio Apex-Brasil que em sua segunda edição homenageou empresas, entidades setoriais, estados e jornalistas que apóiam, ampliam e promovem as exportações. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Para nós, que somos uma empresa de médio porte e familiar, foi uma glória muito grande”, comemora Schmidt.
Contato
Telefone: +55 (11) 2972-5700
Fax: + 55 (11) 2979-1575
E-mail: comercial@fanem.com.br
Site: www.fanem.com.br

