Silwan Abbassi*
Brasília – A Nestlé Middle East, subsidiária da Nestlé no Oriente Médio, anunciou na semana passada que pretende construir uma nova fábrica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a um custo superior a US$ 50 milhões, segundo informações publicadas no jornal árabe Asharq Alawsat.
A fábrica será instalada no Dubai Techno Park, uma das mais avançadas zonas industriais do emirado e terá uma área de 100 mil metros quadrados. A Nestlé pretende fazer da planta a principal fornecedora de seus produtos para a região.
O Dubai Techno Park, empreendimento que está sendo desenvolvido pelo governo de Dubai, é um centro que reúne empresas e instituições de pesquisa, incubação, treinamento, transferência de tecnologia, serviços e indústrias de diversos ramos, como de dessalinização de água do mar, petróleo e gás, biotecnologia , farmacêutico, entre outros.
Outra companhia do setor de alimentos que apostou em instalações próprias no Oriente Médio foi a Kraft Food Industries, que investiu US$ 40 milhões na construção de uma fábrica no Bahrein. com isto ela pretende ampliar sua participação no mercado do Golfo Arábico.
A fábrica foi construída no Bahrain International Investment Park, zona franca destinada à atração de investimentos estrangeiros diretos nas áreas de indústria e serviços. Ele oferece, entre outras coisas, a possibilidade de investidor estrangeiro controlar 100% da empresa aberta no país árabe e isenção tributária durante 10 anos.
De acordo com o jornal Asharq Alawsat, os países do Golfo tentam diversificar suas economias, que são fortemente dependentes da indústria petrolífera. Segundo economistas, a região tem ficado mais atraente os investimentos estrangeiros por causa das vantagens oferecidas, como a localização estratégica, os incentivos fiscais e legais.
*Tradução de Mark Ament

