São Paulo – As indústrias brasileiras de calçados participantes do Programa Brazilian Footwear escolheram a Arábia Saudita como um dos destinos para promoção dos seus produtos em 2019 e 2020. O Brazilian Footwear é levado adiante pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem por objetivo a internacionalização das marcas brasileiras.
A cada dois anos, o programa elege países que serão trabalhados para a abertura de mercados. Para o próximo biênio, as empresas escolheram a continuidade de ações nos Estados Unidos, França, Reino Unido e China, e apontaram outros três países nos quais querem se focar: Peru, Coreia do Sul e Arábia Saudita. O mercado saudita é o único árabe que faz parte do grupo.
“Os empresários levantaram a Arábia Saudita como um mercado de desejo e de interesse deles”, afirmou para a ANBA a gestora de projetos da Abicalçados, Roberta Ramos (foto ao lado). A gestora conta que, ao fazer a seleção, os fabricantes falaram muito sobre os desafios de vender para a Arábia Saudita. Ramos acredita que a escolha foi feita justamente em fun29ção da necessidade de ajuda dos empresários para entender e desenvolver aquele mercado.
A gestora Roberta Ramos conta que os empresários do Brazilian Footwear afirmaram, no processo de seleção de destinos, que o mercado saudita tem potencial. Entre os empresários do programa, há os que exportaram para a Arábia Saudita, perderam espaço e querem retomar o mercado, e os que ainda não tiveram seus calçados em comercialização no país. O Brazilian Footwear congrega 80% das exportações brasileiras do segmento, segundo Ramos.
O Brasil já exporta calçados para os sauditas, mas em volumes não são muito grandes. Dados da Abicalçados mostram que de janeiro a abril deste ano, a indústria nacional enviou 170 mil pares de calçados para a Arábia Saudita. O volume foi 58% menor do que em iguais meses de 2017. Em receita, as vendas do primeiro quadrimestre aos sauditas somaram US$ 1,29 milhão e caíram 61% sobre o mesmo período de 2017.
A Abicalçados, porém, acredita que as perspectivas de exportação para os sauditas são boas. “Quando começamos a trabalhar o mercado, a tendência é que as exportações para lá comecem a crescer”, afirmou Ramos. Ela conta que isso aconteceu com a China, país que foi foco do Brazilian Footwear no biênio 2018-2019 e será também no próximo.
Por se tratar de um mercado novo no Brazilian Footwear, o trabalho do programa com a Arábia Saudita começará com um estudo que aponte o potencial do mercado saudita para a indústria de calçados. Depois, uma equipe irá até a Arábia Saudita para prospectar e entender mais o mercado, por meio de conversas com players, influenciadores, relações públicas, entre outros. Aí então é definida uma estratégia de promoção comercial.
A seleção dos mercados-alvo do Brazilian Footwear ocorreu em reuniões durante o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que aconteceu na última semana, em Gramado, no Rio Grande do Sul.