São Paulo – Indústrias de móveis participantes do projeto Brazilian Furniture faturaram US$ 16,08 milhões com exportações no primeiro trimestre deste ano. Houve pequena queda sobre o mesmo período de 2012, quando as vendas geraram US$ 16,64 milhões. O programa é mantido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindiman) com o objetivo de fomentar a exportação do setor.
A retração de 3,4% ocorreu devido principalmente à queda de 28% nas vendas para Angola. “Nossas exportações para Angola continuam sólidas e essa queda deve-se ao fato de a economia daquele país estar vivendo um momento atípico, com uma dificuldade sazonal na liquidação dos pagamentos”, afirma Adriana Katekawa, responsável pela área de Inteligência Comercial do Brazilian Furniture.
As exportações foram para os nove países alvo do programa, que são África do Sul, Angola, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, México, Peru e Rússia. As vendas para os Emirados cresceram 19%.

