São Paulo – A inflação na Mauritânia registrou alta de 0,8% em dezembro de 2025 sobre novembro, de acordo com informações da Agência Nacional de Estatística e de Análise Demográfica e Econômica (Ansade), divulgadas nesta segunda-feira (12) pela agência de notícias da Mauritânia (AMI). Alimentos, água, luz e gás e comunicações foram os principais responsáveis pela alta. Na comparação com dezembro de 2024, os preços registraram alta de 1,2%.
Segundo os dados da Ansade, a inflação de produtos alimentícios e bebidas não alcoólicas foi de 1,2% em dezembro sobre novembro, influenciado por produtos como café, peixes e frutos do mar, laticínios, frutas, verduras e carnes. Já o segmento de “comunicações”, registrou expansão de 0,4% os preços, enquanto o grupo formado por água, luz, gás, habitação e outros combustíveis teve alta de 0,2%.
A tendência de alta, observou o levantamento da agência, se registrou em todo o território. Na capital, Nouakchott e na cidade de Nouadhibou, preços subiram 0,5% em dezembro sobre novembro. Nos centros urbanos de Aioun, Rosso e Atar, a pressão inflacionária foi maior e chegou a 1% na variação de novembro para dezembro.
Veja mais:
Economia da Mauritânia deve crescer 4,2% em 2025


