Isaura Daniel
São Paulo – A Infraero, empresa pública que administra os aeroportos brasileiros, vai discutir a possibilidade de vôos diretos entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil no mês de setembro. Um grupo de profissionais da empresa participa, entre os dias 17 e 19, do The World Route Development Forum, encontro internacional de transporte aéreo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O fórum, que tem espaço para exposições e encontros de negócios, ocorre cada ano em um país diferente. Em Dubai vão participar 600 empresas aeroportuárias e 300 companhias aéreas, com um total de 2 mil profissionais.
De acordo com a assessora da presidência da Infraero, Ingrid Luck, a empresa vai ao fórum para mostrar o setor aeroportuário brasileiro, mas pretende conversar com empresas aéreas dos Emirados que tenham interesse em fazer vôos para o país. A Emirates Airlines já anunciou a disposição de abrir um vôo direto de passageiros entre São Paulo e os Emirados, mas ele ainda não foi implementado. A Qatar Airways também quer criar um vôo direto entre São Paulo e Doha, capital do país árabe, até o final do próximo ano.
A Infraero não terá estande no fórum de Dubai, mas utilizará o espaço da feira para encontros de negócios. Quatro profissionais da empresa vão viajar para os Emirados na oportunidade. O interesse no encontro, segundo Ingrid, não se restringe ao país árabe. Os representantes da Infraero vão conversar com empresas aeroportuárias e companhias aéreas de vários países. "Para apresentar nossos aeroportos", afirma a assessora. De acordo com ela, entre os temas das conversas estarão desde a atração de novos vôos para o Brasil até convênios de cooperação técnica e segurança aeroportuária.
De acordo com Ingrid, a Infraero apresentará, por exemplo, o seu projeto de aeroportos industriais. O Brasil tem planos de criar cinco aeroportos industriais. Aeroportos brasileiros já em funcionamento terão espaços para plantas industriais, que serão, na verdade, zonas francas com uma série de isenções fiscais na exportação.
Infraero
A Infraero administra 67 aeroportos no Brasil, pelos quais passaram 50,7 milhões de passageiros nos seis primeiros meses deste ano. O movimento cresceu 12,6% em relação ao mesmo período de 2005. Em 2005, os aeroportos receberam cerca de 83 milhões de passageiros. O número de pousos e decolagens chegou a dois milhões.
A Infraero trabalha na administração dos aeroportos brasileiros há 33 anos. Ela é uma empresa vinculada ao Ministério da Defesa. No ano passado a Infraero investiu R$ 744,7 milhões para melhorar a infra-estrutura aeroportuária do país.
The World Route
O The World Route Development Forum vai ocorrer no Dubai International Convention and Exhibition Centre. Entre as empresas aeroportuárias participantes estarão a Airports of Thailand Public Company, a Aeroportos de Portugal (ANA), a Bahrain International Airport e a Los Angeles World Airports. Entre as companhias aéreas estarão Air Canada, Air China, Alitalia, American Airlines, Egyptair, Gulf Air e Emirates.

