São Paulo – O turismo halal, que respeita as regras do Islã, pode crescer à medida que instituições do setor se prepararem para receber muçulmanos. No Brasil, já há iniciativas que buscam atender os visitantes muçulmanos. No painel “Turismo e entretenimento: inovação e competitividade”, realizado nesta terça-feira (24) no 2º Global Halal Brazil Business Forum (GHB), em São Paulo, especialistas do setor apresentaram medidas que estão adotando para que o turismo de São Paulo e do Brasil se torne “muslim friendly”. Na ocasião, a secretária-executiva da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Luciane Leite, recebeu das mãos do vice-presidente da certificadora Fambras Halal, Ali Zoghbi o guia halal, lançado em parceria entre governo paulista e a Fambras. A certificadora é organizadora do GHB junto da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Segundo Luciane, o guia turístico é uma iniciativa do governo estadual para receber e orientar turistas muçulmanos. “Se queremos bem receber, temos que preparar as cidades, temos que preparar as pessoas. Nosso maior desafio é fazer chegar a informação ao maior numero possível de pessoas”. Em sua participação no painel, Luciane apresentou um vídeo do secretário estadual do turismo, Roberto Lucena.
Outra iniciativa brasileira para receber e acolher os turistas islâmicos está na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, tem grande população árabe e muçulmana. De acordo com o secretário de turismo de Foz do Iguaçu, André Roberto Alliana, 20% dos empreendimentos na cidade são propriedades de muçulmanos, entre os quais há hotéis, restaurantes e lojas. Ele disse que está em curso uma campanha de divulgação de Foz do Iguaçu em países do Oriente Médio.
Diretor do Sheraton São Paulo WTC Hotel, onde o GHB foi realizado, Fernando Guinato afirmou que um dos maiores desafios na implantação de regras halal é superar costumes e práticas já enraizadas. O Sheraton WTC obteve neste ano a certificação halal. “No fundo você quer transmitir um ambiente como se ele estivesse em casa, quer que se sinta à vontade, integrado. Acolhimento é palavra importante”.
O CEO da CrescentRating, empresa especialista em turismo halal, Fazal Bahardeen, apontou tendências para o turismo nos próximos anos. “As pessoas vão continuar a buscar experiências imersivas. O turista que busca compras e passeios ainda estará lá, mas é uma tendência que se busque experiências únicas”, disse, citando ainda o usos da inteligência artificial como tendência para o setor. CEO da JIA Trade & Healthy Food Marketing & Tourism, Ibrahim Abu-Helil, lembrou que nem todos os turistas são iguais e que, mesmo dentro das regras halal, há padrões distintos.
De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Nicolino Bozzella, o turismo representa aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) e, neste ano até agosto, gerou receitas de R$ 22 bilhões. “Não tem nenhuma outra atividade que gere tanto emprego e riqueza de forma sustentável, preservando os biomas”, disse. Do painel, que foi mediado pelo jornalista André Coutinho, participou também a executiva sênior de Vendas Corporativas da Turkish Airlines, Esra Serpen Coelho. “Começamos a oferecer serviço halal antes de chegar ao destino. Isso é aspecto muito importante porque a pessoa que nunca comeu halal começa a ter contato com halal dentro do avião”, afirmou.
O GHB ocorre com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.