São Paulo – Uma startup brasileira que nasceu focada em oferecer produtos mais personalizados para os animais de estimação está conquistando o mundo com seus produtos. A Zee.Dog começou as exportações dos seus acessórios para Estados Unidos, Chile, Coréia do Sul, Japão, Austrália e Inglaterra, e hoje está presente em 50 países, inclusive no mercado árabe.
As exportações da startup começaram em 2017, depois de a Zee.Dog se estabelecer junto ao público brasileiro amante de pets. Atualmente, entre os produtos enviados pela marca ao exterior, cerca de 40% são guias e coleiras, 40% peitorais e 20% itens variados como camas, tigelas e tapetes higiênicos.
A Zee.dog chegou no primeiro país árabe há quatro anos. O distribuidor contratado nos Emirados Árabes Unidos, além de vender os produtos da marca para a própria população, começou a atender o público do Kuwait em 2020. De acordo com o chefe de vendas globais da empresa, Lucas Sales, assim como os brasileiros, os árabes também são vibrantes e gostam de itens coloridos.
Para aumentar as vendas na região, a Zee.Dog pretende chegar a outro país árabe, o Catar, antes da Copa do Mundo da Fifa 2022. A competição acontece em novembro e dezembro deste ano no Catar. “Pessoas de diferentes lugares do mundo que vão para lá terão acesso a produtos que ainda não vendem em seu país”, afirma Sales.
Por conta do aumento de adoção de cachorros na Arábia Saudita, a nação também entrou na lista dos locais que a empresa pretende começar a negociar seus produtos. “Tem gente ocidental vivendo na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait que leva a cultura do cachorro e gato para esses países, e acaba proliferando essa cultura de ter um animal de estimação”, diz o chefe de vendas globais.
De acordo com Sales, os outros mercados do Oriente Médio também estão no radar da empresa. O executivo ainda diz que a marca enfrenta dificuldades para entrar em alguns destinos do Norte da África por falta de população de cachorros e porque eles têm uma cultura onde os acessórios para animais são vistos como itens de luxo.
Criação da Zee.Dog
A startup carioca Zee.Dog foi criada em 2012 pelos irmãos gêmeos Felipe e Thadeu Diz, e o amigo de infância deles, Rodrigo Monteiro, para atender o público que queria os produtos mais personalizados para os pets.
“Nas veterinárias e empresas de departamento de produtos de cachorro, você só encontrava guias e coleiras básicas, toda preta ou toda azul, sem detalhes”, conta Sales. “Transformamos um item morto em um item vivo. Temos diversas coleções que atendem diferentes tipos de público que compram produtos de temas que elas gostam para seus cachorros”, explica.
Com foco em comercializar produtos para cachorros, como coleiras, guias e camas, a startup também atende os donos de gatos. Dentro do território nacional, a marca, que inventa a maioria dos seus itens, se destaca por alguns diferenciais. Entre eles, frete grátis a partir de compras de R$ 169, 10% de desconto na primeira aquisição e entrega em até 48h para moradores de São Paulo e Rio de Janeiro.
Além disso, a empresa investe em segurança e sustentabilidade. “O gancho utilizado na coleira é o mesmo usado no alpinismo, que é muito resistente. O nylon da guia é feito com restos de garrafa pet”, diz. Ele conta que também há coleiras com absorção de impacto e guias que não demandam o uso das mãos por quem cuida do pet, são apoiadas no corpo.
*Reportagem de Rebecca Vettore, especial para a ANBA