São Paulo – Estão abertas até esta quarta-feira (30) as inscrições para empresas brasileiras que querem participar da missão à feira The Big 5, do setor de casa e construção, que acontece de 12 a 16 de setembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A missão é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e terá visitas à mostra e outras atividades de prospecção de mercado. Na foto acima, a feira de 2019.
A Apex-Brasil pretende reunir uma delegação com 30 empresas para a missão. As atividades serão realizadas nos Emirados Árabes Unidos, mas o objetivo é aproximar empresários brasileiros a potenciais compradores do país e de outras nações do Oriente Médio. Muitos empresários de países da região, como Arábia Saudita, Catar, Kuwait e Bahrein, estarão no emirado em função da The Big 5.
A missão chega em Dubai em 11 de setembro e retorna ao Brasil em 17 de setembro. A programação conta com dois dias de visita prospectiva à feira, além de uma rodada de negócios com compradores árabes e um coquetel de relacionamento com empresários locais. Ocorrerão ainda seminários, visitas técnicas e visitas a compradores que não possam comparecer às demais atividades da missão. A programação completa está no site da Apex-Brasil.
A Apex-Brasil informa que com a construção do parque que sediará a Expo 2020 Dubai, a cidade se tornou um dos maiores canteiros de obra do mundo da atualidade. Também o Catar, que costuma ter empresários na The Big 5, está com esse mercado aquecido em função da Copa do Mundo 2022, que sedia ano que vem. A Apex-Brasil, por meio de uma empresa contratada, irá identificar esses compradores e agendar reuniões durante o período da feira.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é parceira na missão empresarial, bem como as entidades setoriais com as quais a Apex-Brasil é conveniada, entre elas o Instituto Nacional do Plástico (INP), o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (Anfacer), a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
O Oriente Médio já representa o terceiro principal parceiro comercial do Brasil. Para a região, o Brasil exporta o equivalente a 6,5% dos produtos do setor de casa e construção, atrás apenas da China (22%) e Estados Unidos (13%). O comércio com a região é vantajoso para o Brasil, com um superávit de cerca de US$ 5,7 milhões, concentrados basicamente nos Emirados Árabes, Irã, Arábia Saudita, Omã, Barein, Iraque e Catar.
Além de prospectar negócios, o objetivo é que os brasileiros participantes da missão possam aprender sobre o mercado local. Para participar, é necessário atender aos pré-requisitos da Apex-Brasil e se inscrever neste link.