Algérie Presse Service*
Argel – O Instituto Argelino do Petróleo (IAP) foi transformado em uma empresa de capital misto, através de um pacto assinado, neste sábado (07), entre quatro acionistas da empresa em Argel. O acordo inclui pela primeira vez uma empresa estrangeira.
As quatro empresas acionistas são a Sonatrach, com 82% do capital, a norueguesa Statoil (10%), a empresa de distribuição de produtos petrolíferos Naftal (4%) e a Naftec, do setor de refino, com os 4% restantes.
O IAP é um instituto de treinamento do setor petrolífero e tem capital de 1,5 bilhão de dinares argelinos, aproximadamente US$ 20 milhões.
Distribuição petrolífera
A Naftal também estabeleceu neste sábado uma joint-venture chamada "Naftachin" para a distribuição de produtos petrolíferos no extremo sul da Argélia. A outra parceira nesta empreitada é a empresa Soralchine, esta uma joint-venture entre a Sonatrach (30%) e a Petrolífera da China (CNPC), com 70%. A nova empresa administrará as refinarias do estado de Adrar, sul da Argélia, que juntas têm capacidade de produção de 600 mil toneladas por ano.
Com capital de 100 milhões de dinares argelinos (cerca de US$ 1,4 milhão) do qual a Naftal tem 49% e a Soralchine 51%, a função da Naftachin será comercializar e fornecer produtos petrolíferos das refinarias Adrar, Bechar, Tindouf e Tamanrasset.
*Tradução de Mark Ament

