São Paulo – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) deve entregar no final deste mês o resultado de um teste de efeito de carga de vento do viaduto Constantine, que será construído na Argélia. O IPT foi contratado pela construtora brasileira Andrade Gutierrez, que será a responsável pela obra, e os testes foram feitos no mês de agosto no túnel de vento da instituição de pesquisa, na capital paulista. O IPT funciona dentro da Universidade de São Paulo (USP) e pertence à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
De acordo com o pesquisador do IPT, Antonio Luiz Pacífico, o túnel de vento da instituição é o maior da América Latina e esse foi o primeiro teste feito nele para um projeto no exterior. O responsável pelo teste foi o Centro de Metrologia de Fluídos do instituto. O IPT já realizou outro serviço para os argelinos, mas por meio do Centro de Tecnologia de Obras de Infra-estrutura, que avaliou, no país árabe, as condições de uma ponte, Sidi Rached, já em funcionamento. Isso aconteceu em 2008, também na cidade de Constantine.
O que o IPT fez, no caso do viaduto Constantine, foi um teste para ver como ele se comporta diante da ação do vento. De acordo com Pacífico, em função de se estar lidando com a atmosfera, com ventos imprevisíveis, é importante não ficar apenas no teste numérico. O que o IPT fez um teste de modelo seccional – de um pedaço da ponte – em escala reduzida. Os resultados serão repassados à construtora, que transferirá de volta para a escala normal. Apesar de não ter um parecer final, Pacífico afirma que a ponte foi muito bem projetada.
O ensaio levou, segundo o pesquisador do IPT, duas semanas e foi feito em parceria com o Laboratório de Sistemas Estruturais, responsável pela concepção, construção e instrumentação do modelo reduzido da ponte. O túnel de vento do IPT é capaz de testar ventos em uma velocidade de até 25 metros por segundo, o que corresponde a cerca de 90 quilômetros por hora. De acordo com Pacífico, apesar de o túnel fazer basicamente testes para o mercado interno, é interessante para o IPT também fazer ensaios para projetos do exterior.
O Viaduto Constantine terá 800 metros de extensão e um vão central de 245 metros. A ponte será estaiada (suspensa), terá oito pilares, tabuleiro de 80 metros de altura, suportados por cabos sustentados em mastros de 60 metros de altura. O projeto é da dinamarquesa Cowi e, além da Andrade Gutierrez, atuando na construção, a consultoria italiana Studio de Miranda Associati faz o controle do projeto e a engenharia da construção.

