Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – Curitiba está se tornando um centro difusor de cultura islâmica. Foi inaugurado na cidade o Instituto Brasileiro de Estudos Islâmicos. Além da tradução para o português de obras sobre a religião e a cultura muçulmana, o Ibei se propõe a promover e realizar seminários e simpósios sobre o tema. No começo deste ano, colocou no ar uma página na internet sobre o Islamismo. O endereço é www.ibeipr.com.br
Quem acessar a página terá à sua disposição informações sobre os fundamentos da Religião Islâmica, seus preceitos e práticas. Também encontrará dados sobre a vida e a missão do seu fundador, o Profeta Muhammad, além de fotos e links interessantes. A página está em fase de ampliação e atualização de conteúdo.
A criação do Ibei atende à grande procura por informações sobre o Islamismo entre os brasileiros. Um dos objetivos é auxiliar no combate à disseminação de informações erradas sobre o assunto. "Existe, atualmente, uma grande demanda por conhecimento em torno do Islamismo e uma grande quantidade de informações preconceituosas e inverídicas sobre o tema. Nosso objetivo é esclarecer as pessoas de forma correta", explica o xeique Muhammad Khalil, idealizador do Instituto.
As atividades do Ibei começaram em meados do ano passado, quando grande parte do trabalho foi dedicada à sua organização e à definição de atribuições. Logo em seguida teve início o trabalho de traduções, algumas das quais estão na fase de revisão para posterior publicação em português.
Um dos títulos já traduzidos e à disposição do público é a obra "O Conceito do Amor no Cristianismo e no Islã", de Mahnaz Haidarpoor. A primeira edição, realizada pela Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, é de mil exemplares. O livro, de 96 páginas, está sendo vendido a R$ 10.
Natural do Líbano, o xeque Muhammad Khalil atuou na década de 1990 como líder da comunidade muçulmana de Santiago, no Chile. "Há mais publicações em espanhol sobre os temas islâmicos do que em português", constata. Entre os projetos do Ibei está uma tradução do Alcorão, o texto sagrado dos muçulmanos, para o português.
Além das traduções próprias, o Ibei tem à disposição dos interessados 30 títulos de obras sobre o Islamismo, todos em português. Os interessados em conhecer as atividades do Instituto ou adquirir os livros podem entrar em contato pelo link correspondente na página na internet ou pelo endereço eletrônico mesquitaimamali@yahoo.com.br. O telefone é (41) 3222-4515.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná

