Campinas – Atentos ao potencial de negócios com os países do Oriente Médio e do Norte da África, prefeitos de cidades da região de Campinas, no interior de São Paulo, planejam organizar uma missão para Dubai em novembro. A ideia é reunir um grupo de até 30 pessoas para visitar a principal feira da construção civil do mundo árabe, a Big 5, que será realizada de 21 a 24 de novembro. Além de conhecer as novidades do setor, empresários e representantes do Poder Público da região poderão se reunir com investidores para trazer novos negócios para municípios como Hortolândia, Pedreira, Cosmópolis, Campinas, entre outros.
Como parte deste projeto, o CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, visitou Campinas nesta quinta-feira (14). Na sede regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Alaby mostrou o perfil dos países da região na palestra “Como negociar com os países árabes”. Ele tratou também da missão a Dubai com as cerca de 30 pessoas que participaram do evento.
Um dos coordenadores do projeto é o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. “A relação do Brasil com os países árabes foi muito intensa no passado, quando recebemos muitos imigrantes. Agora, estamos retomando esse contato com aquela região, que nos oferece um grande mercado como alternativa a regiões já saturadas, como a Europa e a China”, afirmou. Ele destacou que os municípios podem realizar bons negócios em Dubai em setores como os de frutas e de máquinas, que são importantes para as economias destas cidades.
O diretor titular do Ciesp, Natal Martins, afirmou que a realização desta missão irá ajudar o Brasil a superar dificuldades que podem atrapalhar as vendas de produtos para os países do Norte da África e do Oriente Médio. “O Brasil tem uma cultura exportadora recente, que começou com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Mas agora precisamos encontrar novos mercados. Com essa missão, poderemos ultrapassar os obstáculos culturais”, disse.
De acordo com Alaby, o projeto prevê o embarque da missão em 19 de novembro e o retorno no dia 25. Além de conhecer a feira, os visitantes deverão participar de um seminário, encontrar empresários em Dubai e conhecer o emirado de Abu Dhabi. Os prefeitos das cidades da região deverão se reunir com empresários locais nos próximos dias para organizar o grupo até o fim de agosto.
Para Alaby, se o projeto for bem sucedido, os municípios da região de Campinas encontrarão um novo mercado para seus produtos. “É importante oferecer a outras regiões, além de São Paulo e outras capitais, a oportunidade de participar com mais frequência de negociações com os países árabes”, afirmou.