São Paulo – Entre os anos de 2000 e 2008, o número de usuários da internet no Oriente Médio cresceu 1.176,8%. Até 2009, a região deverá ter 25 milhões de usuários da rede – o triplo da quantidade atual. As informações foram divulgadas pelo site do jornal árabe Gulf News.
"A busca por uma sociedade mais digitalizada tornou-se requisito básico para países que almejam o desenvolvimento sustentável e uma presença mais forte em meio à comunidade global", disse Jamil Ezzo, diretor geral do instituto de treinamento e certificação em informática International Computer Driving Licence (ICDL), do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC).
"Muitos países da região estão investindo pesado em infra-estrutura de tecnologia da informação. Nações como os Emirados Árabes Unidos implementaram diretrizes progressistas, que deverão aumentar o acesso à internet sem comprometer os valores culturais do país", explicou o diretor geral da ICDL.
"O Golfo Arábico se tornou referência para o Oriente Médio, mostrando que tecnologia e identidade cultural podem coexistir e gerar progresso. Os governos e empresas da região estão envolvidos em diversas iniciativas para aumentar o alcance e a produtividade das tecnologias digitais", afirmou Ezzo.
Ezzo disse que as tecnologias digitais já não são uma opção e sim um pré-requisito para o desenvolvimento social, principalmente em regiões como o Golfo, que está rompendo fronteiras e desempenhando um papel crescente na arena global. "No mundo digital de hoje, ou as nações se conectam ou perdem", disse ele.
"Os setores público e privado do Golfo estão empenhados em promover a criação de uma sociedade digital na região e muitos medem a eficácia de suas iniciativas pelos parâmetros da ICDL", de acordo com Ezzo.
Também entre 2000 a 2008, a quantidade de usuários da internet cresceu 1.031,2% na África, e 669,3% na América Latina e Caribe.

