São Paulo – Um grupo de 25 brasileiros, a maioria de Santa Catarina, vai fazer um city tour por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de uma maneira diferente: pedalando numa Dubaipéia. A invenção, criada pelo empresário catarinense Nerino Furlan, é uma super bicicleta de ferro com 17 assentos, 19 pneus, caixa de som e um logotipo estampado na frente com a imagem de um camelo usando um turbante. “O objetivo é levar alegria para os árabes”, afirmou Furlan, que já inventou mais de 10 tipos de triciclos e veículos.
Antes de chegar em Dubai, o grupo fará um tour em Pequim, na China, com o mesmo triciclo, porém terá outro logotipo, o de um dragão chinês, que é a Chinapéia. Segundo Furlan, a idéia de fazer um tour pelos dois países com a China/Dubaipéia surgiu como forma de representar não só o estado de Santa Catarina, mas todo o Brasil. Em Dubai, a criação vai ganhar espaço até no Emirates Mall, um dos maiores shoppings do país.
A delegação, que parte na segunda-feira (28) para China, é formada por empresários, médicos, amigos de Furlan e até pelo vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan. O grupo, que ficará três dias em Dubai, pretende desfilar pelas ruas do emirado vestido com turbantes e cantando músicas brasileiras e árabes. “Queremos levar um pouco do Brasil para lá. Quem sabe um xeque não vem pedalar com a gente”, disse Furlan.
Essa não vai ser a primeira vez que as invenções de Furlan, que fazem parte do Planetapéia, nome da coleção de máquinas exóticas do empresário, ganham destaque no exterior. Portugal, Espanha, França, Itália e Mônaco são alguns dos países que já receberam a visita de uma criação da família Planetapéia. São mais de 200 desfiles no Brasil e no exterior.
Para conseguir o apoio do governo de Dubai para desfilar no emirado, Furlan foi para Brasília convidar o embaixador do país árabe em Brasília, Yousuf Ali Al-Usaimi, para conhecer a Dubaipéia, que começou a ser feita no dia primeiro de abril e foi concluída na semana passada. Agora, no próximo sábado (19), o embaixador estará em Blumenau, cidade onde mora Furlan, para conhecer a super bicicleta.
Centopéia
A arte de brincar com a imaginação surgiu em 1987, quando Furlan fez uma bicicleta de quatro lugares para brincar com seus três filhos. Na época dos desfiles da Oktoberfest, tradicional festival de Blumenau, Furlan compareceu à festa com sua bicicleta e mais três amigos. O brinquedo foi o maior sucesso. A partir daí, todo ano, a Centopéia, nome dado à bicicleta, ganhava mais um lugar e participava dos desfiles.
Em 1999, nasceu a Locopéia, lembrando as locomotivas de 1899, com capacidade para transportar 10 pessoas. No ano seguinte, foi a vez do Bondepéia, com capacidade para levar 22 pessoas. E a cada ano, a criatividade de Furlan falava mais alto, chegando a inventar o Fuscopteropéia, uma mistura do carro Fusca com helicóptero, o Trenopéia, Alfapéia, Vikinpéia, entre outras.
Todas as criações são construídas por Furlan, que recebe ajuda de amigos para fabricar as peças e patrocínio de empresas de Santa Catarina. O preço não é nada barato para um brinquedo, a Locopéia, por exemplo, custou R$ 110 mil. De acordo com Furlan, as máquinas nunca foram comercializadas. “O dia em que eu fizer isso, vai quebrar todo o encanto”, disse. Para ele, as máquinas são verdadeiros brinquedos. “Quem sobe nelas, volta a ser criança”, acrescentou.

