Dubai – O governador do estado de São Paulo, João Doria, assinou nesta quarta-feira (27) um acordo de parceria (MoU) para promoção de negócios e apoio mútuo em relações comerciais entre a Investe São Paulo e a Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah (SCCI, na sigla em inglês), na sede da entidade, no emirado. A comitiva do governo paulista foi recebida por Abdallah Sultan Al Owais, presidente da Câmara de Sharjah, entre outros dirigentes. A agenda fez parte da missão da Investe São Paulo aos Emirados, que tem como objetivo ampliar as relações comerciais, culturais e turísticas com o país árabe. A Investe SP é a Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do estado de São Paulo.
A missão aos Emirados é a primeira missão ao exterior do estado de São Paulo desde o início da pandemia e, como lembrou o governador, o país árabe foi também o último destino visitado antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020, quando foi aberto o escritório da Investe São Paulo em Dubai. A missão da Investe SP aos Emirados é financiada pela iniciativa privada e conta com 32 empresas participantes.
O governador apresentou em seu discurso oportunidades de negócios no estado nas áreas de cultura, turismo, agricultura, infraestrutura, entre outros. “Temos oportunidades e sinergias com as empresas da Câmara de Sharjah que devem ser estudadas e aproveitadas. Queremos avançar no contato entre governos e instituições e entre empresas privadas. Teremos enorme satisfação em receber uma missão de investidores e de empresários vinculados à Câmara de Sharjah em São Paulo”, disse Doria. Al Owais afirmou que há doze empresas brasileiras registradas em Sharjah e 56 registradas nas seis zonas francas do emirado.
Participaram da solenidade o CEO do FDI Dubai (Foreign Direct Investment), Fahad Al Gergawi; o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja; o presidente da Investe SP, Gustavo Junqueira; o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o embaixador Osmar Chohfi; além de secretários do estado como Patricia Ellen, da pasta de Desenvolvimento Econômico, e Julio Serson, das Relações Internacionais, entre outras autoridades de São Paulo e de Sharjah. Os 42 empresários paulistas da missão também estavam presentes.
O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, falou no seminário que a inovação não é mais um conceito distante e sim parte necessária da rotina em todos os setores da economia. “Na Câmara Árabe, entendemos o conceito atual de inovação e estamos entusiasmados com todas as possibilidades que ela pode nos oferecer no fortalecimento das relações comerciais em campos diversos”, disse.
Resultados
Em coletiva à imprensa no final da tarde no hotel St. Regis Downtown, em Dubai, Doria anunciou alguns resultados de empresas que participam da missão. A Agritex Trading irá anunciar investimento de quase R$ 1 bilhão no estado; o banco digital Inove Banco irá abrir escritório internacional em Dubai; a Kidy Calçados informou que irá ampliar a capacidade produtiva para atender demanda dos Emirados; a R&S Blumos, de proteína à base de plantas, também irá expandir as operações para atender o mercado do Oriente Médio. A Ambev informou que irá iniciar distribuição do Guaraná Antarctica na região. Outros resultados devem ser anunciados até o final da missão.