São Paulo – A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo) e a Zona Franca de Jebel Ali (Jafza, na sigla em inglês), de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, firmaram uma parceria que possibilitará às pequenas e médias empresas paulistas usar os escritórios do polo com desconto de 35% sobre o preço de mercado, a fim de expor e negociar seus produtos e serviços com os países da região.
O termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (09) durante o Fórum Global de Negócios da América Latina, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber), que ocorre até esta quinta-feira (10) no emirado.
O objetivo do acordo é facilitar as exportações de produtos e serviços dessas empresas para países do Oriente Médio, Norte da África e Ásia. As áreas cedidas aos paulistas servirão como uma espécie de vitrine para os potenciais consumidores da região – a Jafza é uma das zonas francas mais ativas do mundo – e, além do desconto, serão oferecidos segurança, apoio local e inteligência comercial de especialistas nesses mercados aos expositores.
O documento foi assinado pelo CEO da DP World – empresa que administra a Jafza –, Sultan Ahmed Bin Sulayem, e pelo presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós. “O antigo sonho do País de ter uma plataforma de exportação no Oriente Médio se concretiza agora por orientação do governador Geraldo Alckmin, que incentiva a inserção das empresas paulistas no mercado internacional. Empresas e parceiros da Investe SP terão acesso a essa plataforma”, afirmou Quirós ao portal do órgão paulista.
Segundo Bin Sulayem, as relações comerciais entre a Jafza e o Brasil alcançaram US$ 764 milhões no ano passado e a expectativa é de crescimento nos próximos anos. Quirós destacou que o Estado de São Paulo é a quarta economia da América Latina, com um mercado consumidor de 44 milhões de pessoas, e que o comércio bilateral com os países da região irá crescer.
“Serão abertas portas importantes nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), do Sul da Ásia e também da África. Vamos organizar ações mútuas de incentivo a investimentos e exportações”, disse o presidente da Investe SP. O GCC é formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados, Kuwait e Omã.
Fórum
No primeiro dia do Fórum Global de Negócios da América Latina fizeram apresentações o ex-presidente do México, Vicente Fox, o vice-presidente do Uruguai, Raúl Fernando Sendic, o ex-ministro do Turismo do Peru, Jose Silva Martinot, o ministro da Economia, Sultan Saeed Nasser Al Mansoori, entre outros.
“Foi um dia muito positivo, em que foram apresentadas muitas oportunidades de investimentos nos países da América Latina, região que se mostra muito importante para os Emirados Árabes”, afirmou Tamer Mansour, gerente de Relações Governamentais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está no evento. “Sulayem, presidente da DP World, afirmou que o Brasil continua atraente para investimentos, mesmo com a situação atual da economia”.
Na quinta-feira (10), segundo e último dia do encontro, se apresentarão Quirós, da Investe SP, e Mohamed El Zoghbi, presidente da Fambras (Federação das Associações Muçulmanas no Brasil).


