São Paulo – Os investimentos no setor industrial egípcio subiram 22% no ano fiscal 2018/2019 e ficaram em 99,5 bilhões de libras egípcias, equivalentes a US$ 6,3 bilhões pela conversão atual. A notícia foi publicada no site do jornal Al Ahram, com base em informação da ministra do Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Egito, Hala El-Saeed. O ano fiscal egípcio começa em julho e termina em junho do ano seguinte.
No período fiscal anterior, 2017/2018, os investimentos estavam em 81 bilhões de libras egípcias, equivalentes a US$ 5,1 bilhões. Em reunião com membros do Comitê da Indústria do Parlamento do Egito, a ministra informou que os investimentos nas indústrias de petróleo avançaram 95% no ano fiscal 2018/2019.
El-Saeed afirmou que os setores de petróleo, construção, imobiliário, agrícola, de transportes, logística e o Canal de Suez também estiveram entre os fatores de crescimento da economia no último ano fiscal. A ministra disse que seu ministério tem intenção de fomentar o aumento dos investimentos na indústria manufatureira e que o governo está focado no crescimento de segmentos com alto valor agregado.
O governo do Egito tem como meta o crescimento de 6% no ano fiscal 2019/2020, que se encerra em junho, e espera que o setor industrial seja um dos impulsores desse avanço. Também são metas do país diminuir a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB), fazer cair o déficit orçamentário e aumentar a criação de empregos.