Emirates News Agency*
Dubai – Os investimentos no setor manufatureiro de Dubai aumentaram em média 4% ao ano durante o período de 2000 a 2004, segundo a Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (DCCI). O número de pessoas empregadas pelo setor cresceu, no mesmo período, a uma taxa média de 8% ao ano, de acordo com matéria publicada pelo Gulf News.
Em 2004, o setor contabilizava 1.177 empresas. Os investimentos alcançaram US$ 3,99 bilhões no ano passado. O setor é dominado por empresas de médio porte, que empregam entre 10 e 99 funcionários. Elas representam cerca de 74% do número total de empresas manufatureiras.
A indústria está crescendo, mas de acordo com pesquisa da DCCI, terá que enfrentar alguns desafios para seguir neste ritmo. Entre eles está a crescente onda de liberalização, vinda com os acordos de livre comércio que estão sendo negociados com uma série de países, como os Estados Unidos.
Origem
Em 2004, 86% dos investimentos feitos na indústria manufatureira foram provenientes de investidores nos Emirados Árabes Unidos, 6% dos outros países do Conselho de Cooperação do Golfo (Bahrein, Kuwait, Catar, Omã e Arábia Saudita) e 8% de outras nacionalidades.
Os cinco principais destinos dos investimentos são os segmentos de produtos minerais metálicos básicos, com 43%, os produtos minerais não metálicos, com 13%, bebidas e tabaco, com 12%, equipamentos e metais fabricados, com 11%, e produtos químicos e plásticos, com 10%.
Em 2004, os cinco principais empregadores no setor manufatureiro foram equipamentos e metais fabricados, que empregou 30% da mão-de-obra industrial, produtos minerais não metálicos, com 15%, alimentos, bebida e tabaco, com 14%, produtos de madeira e móveis, com 12%, e produtos plásticos e químicos, com 10%.
*Tradução de Silvia Lindsey

