Agência Brasil
Brasília – Os investimentos públicos no primeiro semestre somaram R$ 7,341 bilhões, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, R$ 5,417 bilhões referem-se a restos a pagar do orçamento do ano passado.
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, os números revelam uma melhora no perfil dos gastos públicos, porque estão aumentando as despesas com investimentos e diminuindo as com custeio da máquina (viagens, contas etc). "Toda vez que o investimento cresce mais que o custeio significa um elemento positivo", afirmou.
Outro dado analisado com entusiasmo pelo secretário é que as despesas, embora elevadas, estão crescendo menos que as receitas. "O ritmo de crescimento de despesa mostra uma evolução positiva, ou seja, é menor do que as receitas e é menor do que já foi nos primeiros meses do ano passado".
Segundo relatório do Tesouro Nacional referente às contas do mês de junho, enquanto o aumento das receitas foi dois pontos percentuais maior que o crescimento observado entre 2005 e 2006, no caso das despesas houve uma diminuição de um ponto percentual no ritmo de crescimento.
No primeiro semestre deste ano as receitas subiram 13,1% na comparação com o primeiro semestre de 2006, contra crescimento de 11,1% registrados no ano passado em relação a 2005. A velocidade de crescimento das despesas foi menor, passando de 13,9% entre 2005 e 2006 para 12,7% no primeiro semestre deste ano.

