São Paulo – Os conflitos que atingem o Iraque deixam quase dois milhões de crianças fora da escola, e outros 1,2 milhão de estudantes entre 05 anos e 14 anos correm o risco de abandonar os estudos. De acordo com informações do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Bagdá, Peter Hawkins, a violência afeta o calendário escolar e pode levar o país árabe a “perder uma geração inteira”.
De acordo com as informações do Unicef, divulgadas nesta sexta-feira (30), aproximadamente 5,3 mil escolas estão fora de uso porque foram danificadas ou destruídas em ataqueas ou, ainda, porque foram convertidas em abrigos aos desalojados. Aproximadamente um milhão de crianças estão desalojadas e, desse total, 70% já perderam um ano inteiro de aulas.
No ano passado, 40 escolas foram construídas e 141 salas de aula pré-fabricadas foram distribuídas pelo país para permitir que 220 mil crianças pudessem continuar a estudar.

