São Paulo – A província iraquiana de Diyala anunciou nesta sexta-feira (21) a produção de mais de 70 mil toneladas de frutas cítricas durante a temporada de inverno do país, segundo notícia publicada pela agência de notícias local oficial, a Iraqi News Agency (INA).
O secretário do Sindicato das Associações de Agricultores de Diyala, Ismail Talib Hassan, afirmou que os mercados e o varejo local têm recebido grande quantidade de cítricos vindas da safra local, apesar da também presença desses produtos importados.
De acordo com Hassan, houve um aumento na produção de frutas de Diyala apesar da escassez de água que a província experimentou. “Diyala sofreu com a seca nos últimos três anos, o que teve um impacto severo na situação agrícola na província”, falou ele.
Entidades internacionais têm atuado pela agricultura de Diyala. Notícia publicada no final de 2024 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) informa que o organismo, em parceria com o governo do Japão, reabilitou viveiro do Departamento de Agricultura de Diyala, com irrigação e energia solar.
Segundo a notícia, esse viveiro terá mais de 25 mil mudas ao ano disponíveis para quatro mil agricultores da província e desempenha um papel crucial na comunidade local, produzindo uma gama diversificada de plantas e árvores, incluindo tipos frutíferos como cítricas, macieiras, romãzeiras e figueiras, além de árvores ornamentais e de sombra.
Leia também:
Setor privado ajuda Iraque a expandir educação