São Paulo – O Iraque anunciou no domingo (20) a descoberta de depósitos de petróleo cru equivalentes a um bilhão de barris no primeiro trabalho de exploração no país feito por uma empresa estatal em quase 30 anos. As informações são da Agence France-Presse (AFP).
Os depósitos foram encontrados na província de Maysan, ao sul do Iraque, próximo à fronteira com o Irã. “A exploração teve início em Maysan, sul de Amara (capital da província), ano passado", declarou Assem Jihad, porta-voz do Ministério do Petróleo. “Hoje, está completa em 100% e alcançou um grande sucesso”, afirmou à AFP.
“A avaliação inicial desta descoberta é de cerca de um bilhão de barris de petróleo”, destacou Jihad. “Isto irá aumentar a capacidade de produção da (estatal) Missan Oil Company.” A AFP apontou que, nos últimos anos, o Iraque tem tentado dramaticamente aumentar sua produção e exploração de petróleo para ajudar a reconstruir sua economia e sua infraestrutura destruídas pelos conflitos recentes.
Segundo a agência, o país tem reservas comprovadas de petróleo de 143,1 bilhões de barris e 3,2 trilhões de metros cúbicos de gás, estando entre as maiores reservas destes recursos naturais no mundo.
Exportações
Nesta segunda-feira (21), o Ministério do Petróleo iraquiano divulgou os números das exportações em 2012. De janeiro a dezembro do ano passado, o Iraque enviou ao exterior 886,8 milhões de barris de petróleo, rendendo uma receita de US$ 94,025 bilhões, 13% a mais do que em 2011.
O mês com o maior volume de exportação foi outubro, com a venda de 81,3 milhões de barris. No entanto, foi em abril que o país obteve a maior receita com as exportações do produto, US$ 8,795 bilhões.

