Bagdá – O Iraque exportou mais de 100 milhões de barris de petróleo em julho, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (01) pelo Ministério do Petróleo do país. As vendas externas renderam US$ 4,3 bilhões. As informações são da Kuwait News Agency (Kuna).
Foram embarcados 3,2 milhões de barris por dia, com preço médio de US$ 43,798 cada. Os negócios foram realizados pela Organização Estatal de Comercialização de Petróleo (Somo, na sigla em inglês), empresa pública responsável pelas exportações da commodity. Para efeito de comparação, a produção total do Brasil em junho foi de pouco menos de 2,7 milhões de barris diários.
De acordo com o comunicado, todo o petróleo exportado no mês passado veio de campos nas regiões central e sul do país. Não houve registro de exportações do campo de Kirkuk, no Nordeste. Os governos do Iraque e do Irã negociam a construção de um oleoduto para escoar a produção de Kirkuk.
Em junho, o Iraque havia exportado 98 milhões de barris, ou também 3,2 milhões de barris em média por dia. Junho teve um dia a menos do que julho.


