São Paulo – O Iraque lançou esta semana duas licitações internacionais para perfuração de 60 novos poços de petróleo, segundo informações da agência Dow Jones Newswires. As áreas para exploração são no estado de Missan, no Sul do país, e as concorrências fazem parte da estratégia de ampliação da produção petrolífera local, de acordo com nota do Ministério do Petróleo do país.
A primeira licitação, lançada pela Missan Oil Co. (MOC), ligada ao Ministério do Petróleo, envolve a perfuração de 15 poços nos campos petrolíferos de Halfaya e Amarah e outros15 nos campos de Abu Ghirab e Fauqi, segundo o documento.
A outra concorrência é, na realidade, o relançamento de uma licitação inicialmente aberta em março deste ano, conforme noticiado pela ANBA, para a perfuração de 30 poços nos campos de Halfaya, Noor e Abu Ghirab, também no estado de Missan.
A data final para recebimento de propostas para ambas as licitações foi marcada para o dia 15 de maio. O Iraque pretende aumentar sua capacidade de produção em 500 mil barris de petróleo por dia nos próximos dois anos.
O campo de Halfaya, um dos maiores do Iraque, tem reservas comprovadas de 5 bilhões de barris, enquanto Amarah, Abu Ghirab, Noor e Fauqi são menores, cada um com cerca de 1,5 bilhão de barris.
Na semana passada, a MOC já havia relançado uma licitação para construção de uma unidade de produção de 50 mil barris de petróleo ao dia em Halfaya, que ainda não entrou em operação. Os campos de Halfaya e Abu Ghirab estavam inclusos também em uma concorrência promovida pelo Ministério do Petróleo no ano passado, em sua segunda rodada de licitações.
O Iraque, um dos membros fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), atua na ampliação de sua capacidade de produção e na renovação de sua indústria petrolífera, afetada por anos de guerras, sanções, baixo investimento e violência.
O país tem atualmente reserva de 115 bilhões de barris de petróleo, a terceira maior do mundo, e produz cerca de 2,4 milhões de barris ao dia.
*Tradução de Mark Ament

