São Paulo – O ministro da Indústria do Iraque, Fawzi Hariri, afirmou ontem (30) que o governo iraquiano está negociando a compra de 250 caminhões da fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, em São Paulo. “Esse é um número inicial e a partir do momento que a gente começar a dar os primeiros passos podemos aumentar essa quantidade”, afirmou o ministro, que se encontrou com representantes da multinacional na Grande São Paulo.
Os planos do governo iraquiano são, numa segunda fase, montar uma linha de produção no país árabe e importar do Brasil kits desmontados (CKD) para serem concluídos no Iraque. “Esse será um processo longo, que deverá permanecer por mais de 30 anos”, disse Hariri, que acredita que dessa maneira a produção no país deve chegar a duas mil unidades ao ano. “É uma estratégia muito positiva, tanto para os funcionários brasileiros quanto para os futuros funcionários iraquianos”, acrescentou.
De acordo com o ministro, as negociações para a importação das primeiras unidades de caminhões devem ser concluídas até o final de julho. “O projeto com a Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo deve movimentar, em um ano, entre US$ 150 e US$ 200 milhões”, afirmou Hariri. Além de caminhões, o ministro também demonstrou interesse em importar automóveis brasileiros, entre eles os da Volkswagen.
Na década de 80, a Volkswagen do Brasil chegou a exportar para o Iraque o Passat, modelo quatro portas, que até hoje roda no país. “Esse momento foi muito importante, tanto para o Brasil quanto para o Iraque, e por isso nós voltamos, para dar continuidade ao trabalho que já teve início no passado”, afirmou o ministro.
Recebido pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, Hariri falou das oportunidades de negócios em seu país para mais de 100 empresários da cidade. Entre os setores que o ministro destacou para se investir no país estão: indústrias, turismo, transporte, serviços e petróleo. “Muitos países desenvolvidos e industrializados estão investindo no Iraque, principalmente porque temos leis que incentivam os investidores”, disse.
Hariri afirmou ainda que em agosto, o governo iraquiano deve mandar ao Brasil o ministro de Investimentos para falar das oportunidades no país. Segundo ele, nos últimos 5 anos, a economia do país se manteve estável, com inflação de 9% ao ano.
Após essa visita do ministro, Marinho afirmou ter interesse em organizar uma missão comercial de empresários de São Bernardo do Campo ao Iraque. “O Iraque é hoje um país comprador e temos condições de oferecer muitas oportunidades”, disse o prefeito.
O ministro embarca hoje para Vitória, no Espírito Santo, em busca de alimentos. Na sexta-feira, ele viaja a Florianópolis, em Santa Catarina, onde participará de um seminário promovido com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

