São Paulo – O governo do Iraque vai promover nos dias 17 e 18 de abril, no hotel Lancaster, em Londres, a conferência Iraq Refinery 2012, destinada a atrair investimento ao setor de refino. Apesar de ter a terceira maior reserva de petróleo do mundo, as refinarias do país não produzem derivados suficientes para atender o mercado, que depende da importação.
Segundo informações da organização do evento, o vice-primeiro-ministro iraquiano para Assuntos de Energia, Hussein Al-Shahrestani, vai anunciar oportunidades de investimentos de grande porte na área. O país tem oito refinarias em operação e cinco em construção. O governo quer dobrar a capacidade de refino para 1,5 milhão de barris até 2017.
A conferência vai servir para colocar em contato potenciais investidores internacionais e os operadores iraquianos do ramo de petróleo e gás. O Iraque produz hoje cerca de três milhões de barris de óleo por dia. Só para dar uma ideia, a produção brasileira gira em torno de dois milhões de barris diários.
O evento segue outros do gênero voltados para segmentos diferentes, como o Iraq Mining, de mineração, realizado no ano passado, e uma conferência sobre o ramo de transportes ocorrida este ano em Bagdá.
Mais informações
www.iraqrefinery.com

