São Paulo – O ex-craque do Flamengo Zico poderá ser o próximo técnico da seleção de futebol do Iraque. De acordo com a agência de notícias Reuters, o irmão de Zico, Edu, foi procurado por um representante da Associação Iraquiana de Futebol com quem já trabalhou. Zico confirmou o contato, mas ainda aguarda uma proposta oficial da associação iraquiana.
A proposta da Associação Iraquiana de Futebol é contratar Zico para treinar o time durante a terceira etapa para as eliminatórias da Copa de 2014, que será realizada no Brasil. O Iraque está no grupo A das eliminatórias asiáticas, que também tem China, Jordânia e Cingapura. No ranking geral de seleções da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o Iraque ocupa a 108ª posição, atrás de países como o Sudão, Bahrein e Jordânia.
Zico disse que ele e o irmão já avaliaram o time do Iraque e concluíram que a seleção tem bons jogadores. O problema do time, para Zico, é o fato de muitos atletas defenderem clubes em outros países. Ele também avaliou que o fato de ele e Edu serem brasileiros pode ajudar no desempenho do time caso a seleção se classifique para a Copa.
Integrante da Associação de Futebol do Iraque, Kamel Zeghyar disse à Reuters que interessa ao país ter o ex-jogador brasileiro como técnico. Ele disse também que Zico deveria viajar para o Iraque para assistir a um jogo do campeonato local no domingo (14).
Zico foi um dos maiores jogadores do Flamengo nos anos 1980. Após pendurar as chuteiras, dedicou-se à carreira de treinador. Ele já dirigiu o CSKA, da Rússia, o Bunyodkor, do Uzbequistão, e o Fenerbahçe, da Turquia. Foi campeão em todos. Dirigiu o Japão na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Seu último trabalho como treinador foi no Olympiacos, da Grécia, no ano passado.

