São Paulo – O Iraque quer construir novos oleodutos no Sul do país para aumentar a capacidade de exportação de petróleo daquela região, que deve ter sua produção aumentada nos próximos anos. Os novos dutos terão 300 quilômetros de extensão e um metro de diâmetro, substituindo os atuais de 71 centímetros. As informações foram divulgadas na quarta-feira (23) pela TV Al Jazeera, do Catar.
O anúncio foi feito por Ali Maarij, presidente da estatal iraquiana Missan Oil Company. Segundo ele, os novos dutos irão apoiar a exportação dos campos de Maysan, Halfaya e outros menores no Sul do país.
De acordo com a Al Jazeera, as reservas dos campos de Maysan atingem 2,5 bilhões de barris. Maarij informou que, atualmente, a região produz 230 mil barris de petróleo diariamente. Para impulsionar as exportações, os novos dutos serão inaugurados no início de 2014, quando o país pretende aumentar a produção regional para 400 mil barris diários.
A construção dos dutos deve ficar a cargo de uma empresa chinesa, que está prestes a fechar um contrato de US$ 650 milhões para realizar a obra. Quando estiverem prontos, os dutos transportarão petróleo cru dos campos do Sul do país até depósitos na península de Al-Faw e, de lá, para plataformas flutuantes no Golfo.

