São Paulo – Os campeões de artes marciais irmãos Nogueira estão construindo uma trajetória profissional e de negócios nos Emirados Árabes Unidos e planejam ampliar a atuação no país e região. Uma academia da marca Team Nogueira já existe em Dubai e a dupla pretende abrir mais três unidades no emirado. Os projetos com o mundo árabe incluem ainda o objetivo de exportar o energético Minotauro Energy Drink e de enviar jovens lutadores brasileiros para experiências na região, como parte da iniciativa Esporte Para Além das Fronteiras.
As informações foram dadas à ANBA pelo campeão mundial de MMA Rodrigo Nogueira, o Minotauro (foto acima), que visitou a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, nesta quarta-feira (04). Segundo ele, a academia Team Nogueira foi aberta em Dubai em 2012 pelo xeque de Sharjah, Tariq Alqassimi. Juntamente com as unidades na Suíça e nos Estados Unidos, ela forma o grupo de três academias da marca no exterior. No Brasil, a rede Team Nogueira é formada por oito unidades. Antes da pandemia de covid-19, eram 28.
O lutador conta que a academia em Dubai é frequentada por pessoas que buscam saúde e qualidade de vida. Só a área kids possui 400 metros quadrados. Também há espaço para praticantes buscando alto rendimento esportivo. Apesar do apelo que a marca Team Nogueira tem no jiu-jitsu, são oferecidos no local treinos de vários tipos, desde muay thai, judô e capoeira até ioga e musculação. Minotauro vê na multiculturalidade de Dubai, com grande população estrangeira, um motivo para planejar mais unidades. Ele também tem interesse em abrir academias na Arábia Saudita.
Outro plano dos irmãos Nogueira é vender o energético com a marca Minotauro Energy Drink nos Emirados Árabes Unidos, aproveitando a notoriedade mundial da dupla nas artes marciais. A produção da bebida começou em 2011 no Rio de Janeiro e hoje são 200 mil litros fabricados ao mês. No momento, porém, Minotauro explica que estão sendo estudadas as regras do mercado dos Emirados Árabes Unidos e outras questões como envasamento para seguir com o plano. A meta é começar a exportar em 2023.
Além das fronteiras
Os irmãos Nogueira também estão envolvidos em um grande projeto educacional chamado Esportes Para Além das Fronteiras. É uma coleção editorial paradidática para utilização no ensino de educação física nas escolas, projeto no qual os Nogueira são sócios e que é levado adiante pela empresa produtora de conteúdo Inteligência Educacional. Já aderiram ao material as prefeituras de Maceió, capital do estado de Alagoas, e de Várzea Grande, no estado do Mato Grosso.
Minotauro conta que o material inclui conteúdo voltado para o professor, o aluno e a família, e traz informações como regras dos esportes, a história de cada modalidade, os campeões esportivos, entre outras abordagens, além de ensino de inglês para o esporte. Há um fascículo de 90 páginas feito pelos irmãos Nogueira sobre artes marciais. Minotauro diz que se trata também de um livro comportamental – em função de todos os valores que as atividades esportivas envolvem – e acredita que o projeto é uma via para implantar a cultura do esporte no Brasil.
A intenção é fazer com que alunos atingidos pelo projeto possam viver experiências “além das fronteiras”, ou seja, internacionais, tendo acesso, por exemplo, a bolsas de estudo que alguns países oferecem a atletas. “Nos Estados Unidos são distribuídas 30 mil bolsas de estudo para alunos”, diz Minotauro, sobre o benefício concedido a quem se destaca em algum esporte. A ideia é que esse intercâmbio internacional inclua participação em competições ou mesmo conseguir um trabalho no exterior. Nos Emirados, por exemplo, muitos brasileiros dão aulas de jiu-jitsu, o que Minotauro vislumbra para os jovens aos quais o projeto chegará.
Atualmente há entre 700 e 800 brasileiros dando aulas de jiu-jitsu nos Emirados. O esporte faz parte da grade curricular nas escolas locais e é praticado nas Forças Armadas e outros órgãos públicos do país. Uma empresa dos Emirados chamada Palm Sports se encarrega de fazer o treinamento esportivo em jiu-jitsu e artes marciais acontecerem no país. A Palm Sports fará uma doação de quimonos para os alunos do projeto social do Minotauro e seu irmão Rogério Nogueira – Minotouro, o Instituto Irmãos Nogueira.
Minotauro vê no ensino de jiu-jitsu dos Emirados uma oportunidade de emprego para os brasileiros e nas competições que o país árabe promove outra possibilidade para destaque nacional. “Eles gostam da luta, as lutas são transmitidas pela tevê aberta em Abu Dhabi, eles têm respeito, valorizam as artes marciais”, diz. Os primeiros eventos presenciais na área, no período da pandemia, ocorreram nos Emirados e Minotauro vê nisso um reflexo da organização e estágio avançado do país na área de saúde.
Minotauro
Celebridade no mundo, o lutador Minotauro ganhou cinturões de MMA pelo UFC, Pride e Rings. Natural de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, ele é considerado um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. O seu irmão, Minotouro, fez carreira de destaque no boxe, com o que conquistou bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Rogério Nogueira é faixa-preta em jiu-jitsu e também fez trajetória de destaque no MMA (Mixed Martial Arts, na sigla em inglês).