Syrian Arab News Agency*
Damasco – Donos das empresas sírias e italianas que trabalham com a produção de azeite de oliva se reuniram no último final de semana com o objetivo de discutir um projeto de apoio técnico para melhorar a qualidade do azeite da Síria, que é patrocinado pela Itália. O objetivo do projeto é aprimorar a mão-de-obra e estabelecer um plano nacional para melhorar o desempenho do setor.
O diretor geral da Comissão Geral para Pesquisa Agrícola Científica do Ministério da Agricultura, Majd Jamal, acredita que a Síria irá produzir 250 mil toneladas de azeite de oliva em 2010, sendo 100 mil toneladas para exportação. A idéia é melhorar a qualidade do azeite sírio para que ele possa competir em mercados europeus como o italiano. O projeto envolve padronização e estudo de especificações de sabor
Para o primeiro secretário de Assuntos Comerciais na embaixada italiana em Damasco, Damyano Fwankovic, isso também servirá para estreitar as relações entre a Síria e a Itália. De acordo com ele, a Síria está em quarto lugar entre os produtores mundiais de azeite.
*Tradução de Silvia Lindsey

