São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores anunciou ontem (09) o lançamento do portal “Brasileiros no Mundo” dedicado às comunidades brasileiras no exterior. O objetivo, segundo o próprio site, é ampliar o diálogo do Itamaraty com essas coletividades e entre elas mesmas.
De acordo com informações do site, o número de brasileiros que residem no exterior pode chegar a 3,7 milhões de pessoas, sendo que a região com maior concentração de expatriados são os Estados Unidos, seguidos da Europa, outros países da América do Sul, Ásia, Oriente Médio, Oceania, África e América Central.
Os dados, segundo o Itamaraty, foram obtidos nas embaixadas e consulados brasileiros, mas não são precisos. As estimativas são sempre de população mínima e máxima e há grande diferença entre as duas pontas. No Líbano, por exemplo, país árabe com maior número de residentes brasileiros, a menor estimativa é de uma comunidade de 9,4 mil pessoas, e a maior de 50 mil.
O Itamaraty informa que os números não são exatos, pois muitos brasileiros não fazem matrícula nos consulados, então as estimativas são feitas com base em diferentes fontes, como dados oficiais, pesquisas acadêmicas e notícias publicadas na imprensa. O registro nos consulados é facultativo e o site informa como fazê-lo.
Além dos dados populacionais, o portal traz notícias, lista de entidades brasileiras no exterior, veículos de imprensa das comunidades, referências bibliográficas e audiovisuais sobre o tema, informações consulares e lista de instituições que auxiliam imigrantes.
Segundo informações do Itamaraty, o portal foi lançado como parte de um esforço de aproximação do governo com as comunidades brasileiras no exterior, especialmente nesse momento de crise econômica internacional.
Sua entrada no ar antecede a 2ª Conferência “Brasileiros no Mundo”, que será realizada no segundo semestre, no Rio de Janeiro. O primeiro encontro do gênero ocorreu no ano passado e reuniu diplomatas, representantes das principais comunidades brasileiras no exterior, autoridades estrangeiras, organizações da sociedade civil e funcionários de diferentes órgãos do governo.
Essa iniciativa, de acordo com o Itamaraty, pretende criar uma rede internacional de contatos para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e resolução de demandas dos expatriados. Os organizadores do portal pedem o auxílio dos leitores para sua constante atualização, por meio do e-mail brasileirosnomundo@mre.gov.br

