São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota nesta quarta-feira (22) informando o envio de assistência humanitária para a Síria. O país árabe passou neste mês por terremotos que causaram destruição e mortes. A Turquia também enfrentou o desastre e recebeu ajuda do governo brasileiro. O Itamaraty informa que a doação acontece “Conforme decidido pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta humanitária aos terremotos que ocorreram em 06/02, em diferentes regiões da Síria e da Turquia”.
De acordo com o ministério, o Brasil doará para a Síria 65 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais, acompanhados de kit voltaico para assegurar autonomia de energia. Os equipamentos têm capacidade de produzir, em seu conjunto, 364 mil litros de água pura por dia, suficientes para o abastecimento diário de pelo menos 18 mil pessoas. Adicionalmente, o governo enviará sete toneladas de alimentos desidratados nutritivos equivalentes a cerca de 280 mil refeições, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Leia mais: Entidades brasileiras lançam campanha ‘Juntos pela Síria’
O Itamaraty informa que as doações serão transportadas para a Síria na semana que vem e que a assistência é coordenada pelo ministério, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em articulação com os demais órgãos federais do âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional. Haverá apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).