Dubai – O Brasil tem potencial para ter mais empresas instaladas na Zona Franca de Jebel Ali (Jafza na sigla em inglês), em Dubai. Nesta quarta-feira (19), o vice-presidente da Jafza para Emirados Árabes Unidos e Europa, Tariq Saqer Bin Ghalaita, afirmou que há 15 empresas do País atuando na região, no entanto o Brasil tem mais companhias exportadoras que podem utilizar a região como plataforma para vender seus produtos a partir dali.
“Temos empresas brasileiras aqui e podemos ter mais, com ações que estimulem sua presença na região. Além do setor de alimentos, em que o País tem presença consolidada, empresas da área de cosméticos podem atuar a partir de Jafza. Algumas companhias brasileiras, como a JBS e a BRF (ambas processadoras de carne) atuaram aqui e hoje têm escritórios em Dubai", disse Ghalaita.
Estão na Jafza, entre outras, incubadoras brasileiras, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo e a de autopeças Fras-le. O executivo afirmou que algumas das formas de ampliar a presença de empresas brasileiras é por meio de ações de marketing e de promoção dos investimentos.
A Jafza abriga mais de 7.500 empresas, entre multinacionais, médias e pequenas companhias. Entre os benefícios, a Jafza oferece isenção de impostos e libera o operador da necessidade de ter um sócio local para operar, uma exigência praticada em Dubai.
Além disso, empresa instalada na zona franca pode importar o produto bruto de seu país, processá-lo em suas instalações na Jafza e então enviá-lo a um fornecedor em outro destino a partir do porto de Jebel Ali, que é muito utilizado como centro de distribuição para os outros países do Oriente Médio e também para a Ásia. Do total de contêineres que chegam ao porto de Jebel Ali, 55% são para empresas que estão instaladas na zona franca.
Ghalaita recebeu a ANBA durante uma reunião da qual participaram o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Marcelo Sallum, o diretor-geral da instituição, Michel Alaby, o vice-presidente de Vendas Comerciais da Jafza, Mohammed Al Banna, o vice-presidente sênior de Vendas, Adil Al Zarooni, a executiva de Negócios e Vendas para a América Latina, Zilda Rosa, e o gerente sênior de Vendas para as Américas, Ahmad Bin Harib. O encontro ocorreu no estande da Jafza na feira de construção Big 5, que é realizada em Dubai.


