Kuwait News Agency*
Tóquio – O Japão e o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) concordaram em retomar as negociações para concluir um acordo de livre comércio, segundo anunciou hoje (06) o Ministério do Comércio japonês.
O acordo foi discutido em conversas entre o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, e o príncipe-herdeiro saudita, Sultan bin Abdulaziz, em viagem ao país. Koizumi e o príncipe divulgaram uma nota conjunta após as conversas com as expectativas para o acordo. "O acordo irá contribuir para fortalecer ainda mais as relações econômicas e de negócios entre o Japão e a Arábia Saudita, assim como entre o Japão e os países do GCC como um todo", diz o documento.
Fazem parte do GCC a Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã, e sua sede fica na capital saudita, Riad. O grupo representou 75% das importações de petróleo bruto do Japão em 2005.
Para se preparar para as negociações do acordo de livre comércio, representantes do Japão e dos seis países do Golfo vão se reunir no final de maio em Riad. "É importante formar e manter relações amigáveis, inclusive no âmbito econômico, com as nações do GCC para a segurança do abastecimento de energia no país", disse em nota o Ministério japonês.
O GCC atualmente cobra 5% de tarifas na maioria das importações. Com as conversas para o livre comércio, o Japão espera reduzir essa taxa e ajudar as empresas domésticas a aumentar suas exportações de carros e de máquinas para o setor de construção. Tóquio também deve pedir para o GCC facilitar a atuação de empresas estrangeiras nos campos de finanças e telecomunicações. O GCC, em contrapartida, deve pedir ao Japão para reduzir as taxas nas importações de petroquímicos.
O Mercosul também negocia um acordo com o GCC.
*Tradução de Silvia Lindsey

