São Paulo – Com investimento de US$ 150 milhões, a brasileira JBS adquiriu 80% de participação em holding de alimentos recém-criada em Omã, colocando em pé nova plataforma multiproteínas para a produção de carne bovina, de aves e cordeiro no país. A Oman Food Capital (OFC), braço de investimentos em alimentos e agronegócio da Oman Investment Authority (OIA), manterá os demais 20% do negócio.
A holding consolida dois ativos produtivos no país árabe. Segundo a JBS, os recursos irão para a conclusão da planta integrada de aves da A’Namaa, na região de Ibri, norte de Omã, e para a unidade de processamento de carne bovina e cordeiro da Al Bashayer, em Thumrait, sul do país.
A empresa brasileira informou que a joint venture contribui para posicionar o país como uma plataforma estratégica para a produção de alimentos halal destinados à exportação para diversos mercados. “Estamos falando de uma região com cerca de dois bilhões de consumidores em seu entorno, que apresenta crescimento e aumento de renda”, afirmou o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, em nota.
Com o investimento, a operação deve alcançar capacidade industrial estática de mais de 300 mil toneladas por ano, com processamento diário em torno de 1 mil bovinos, 5 mil cordeiros e 600 mil aves. A expectativa é que a produção comece em até seis meses para carne bovina e ovina, e em um ano para aves.
Com o novo projeto, a empresa brasileira passa a ter operações em 26 países. No Oriente Médio, a JBS inaugurou recentemente a expansão de uma planta em Jeddah, na Arábia Saudita. A empresa já opera fábricas da Seara em Dammam, também na Arábia Saudita, e em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, tendo hoje cerca de 1.600 colaboradores em todo a região.
Leia também:
Emirados lideram compra de carne de frango


