São Paulo – A empresa brasileira de alimentos JBS abriu três novos escritórios verdes, em uma expansão dos esforços pela sustentabilidade ambiental no campo.
O projeto dos escritórios verdes teve início há quase dois anos e contempla a abertura de pontos de atendimento que ajudam na regularização ambiental de propriedades rurais em regiões do Brasil com grande presença da pecuária.
Até agora fora auxiliadas 4.800 propriedades.
Os três novos escritórios que foram incorporados ao projeto ficam nos municípios de Araguaína, no Tocantins, Naviraí, no Mato Grosso do Sul, e Vilhena, em Rondônia. Com isso, a iniciativa já tem um total de 18 unidades.
Segundo a JBS, já são mais de mil hectares direcionados para a recuperação florestal, uma área que equivale a cerca de mil campos de futebol.
Os escritórios oferecem assessoria jurídica e ambiental de forma gratuita para apoiar os pecuaristas a atender critérios socioambientais.
Outra ação dessas unidades é apresentar e orientar aos produtores em seu cadastro na Plataforma Pecuária Transparente (PPT), portal de acesso gratuito que usa blockchain e pelo qual os próprios produtores podem consultar a conformidade ambiental de seus fornecedores de animais jovens.
“Os Escritórios Verdes nascem da nossa visão de que simplesmente bloquear as compras de gado de um pecuarista que não está de acordo com a nossa política de compras não vai resolver os desafios ambientais que o País enfrenta. É preciso gerar ações inclusivas e impactos positivos por meio da prestação de assistência socioambiental e técnica gratuita e apoiá-los no processo de regularização de suas propriedades para que possamos contribuir para tornar a cadeia da pecuária brasileira ainda mais sustentável”, diz Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da Friboi.
A Friboi é a empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil.