São Paulo – O frigorífico JBS-Friboi é a multinacional brasileira com maior internacionalização, seguida pela siderúrgica Gerdau e pela Stefanini IT Solutions, de acordo com um índice que avalia a presença das empresas do Brasil no exterior divulgado anualmente pela Fundação Dom Cabral. A pesquisa indica também que, entre as companhias que se expandem a partir de franquias, as que têm maior espaço lá fora são a Via Uno, de calçados, Fábrica di Chocolate e Showcolate.
O levantamento é feito desde 2006. O grau de internacionalização das empresas brasileiras tem crescido aproximadamente 1% ao ano, em média, nos últimos três anos. Segundo o estudo, 60,9% das empresas que já atuam no exterior pretendem ampliar sua atuação nos mercados em que estão instaladas e 27,7% afirmam que irão procurar novos mercados.
Além de JBS-Friboi, Gerdau e Stefanini, 44 empresas integram o índice. A quarta com maior índice de internacionalização é a Metalfrio (refrigeração), seguida pela Marfrig (frigorífico), Ibope (pesquisas de opinião), Odebrecht (construtora), Sabó (autopeças), Magnesita (siderúrgica), Tigre (tubos e conexões), Suzano Papel e Celulose, Vale (mineradora), Weg (motores elétricos), Brasil Foods (alimentos), Ci&T (TI), Artecola (colas), Embraer (aviação), Camargo Corrêa (construtora), Marcopolo (ônibus), Agrale (tratores), Andrade Gutierrez (construtora), Natura (cosméticos), Cia. Providência (produtos descartáveis), Itaú-Unibanco (banco), América Latina Logística (transportes), Petrobras (petrolífera), Minerva (frigorífico), Bematech (automação bancária), Banco do Brasil, BRQ IT Services (TI), Alusa (energia), Bradesco (banco), Ultrapar (petroquímica), Gol (empresa aérea), Randon (veículos pesados), Eliane (cerâmicas), Totvs (TI), TAM (empresa aérea), DHB (autopeças), Porto Seguro (seguros), Oi (telefonia), Tegma (logística), Seculus (holding), Cemig (energia), Portobello (cerâmicas), Eletrobrás (energia) e M. Dias Branco (alimentos).
A Vale é a empresa com maior subsidiárias fora do Brasil: 38. A Stefanini tem 26 filiais, a Odebrecht 25, o Banco do Brasil 24 e Marfrig e Weg, 21 unidades cada. O estudo considerou como presença das empresas no exterior a manutenção de escritórios, fábricas, linhas de montagem, centros de distribuição, agências bancárias, centros de pesquisa, depósitos e prestação de serviços. Exportações e atuação por meio de representantes locais não foram contabilizadas no estudo.
Entre as empresas que têm unidades fora do Brasil, 77,8% atuam na América Latina, 57,1% na América do Norte, 46% na Europa, 44,4% na Ásia, 27% na África e 11,1% na Oceania. Dos 88 países onde as multinacionais estão presentes, 10 são árabes: Argélia, Egito, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã e Catar.
Em 2011, as multinacionais que participaram da pesquisa deixaram de atuar em Aruba, Bahamas, Grécia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Guiné Equatorial, Tunísia e Cabo Verde. Por outro lado, passaram a atuar em Israel, Kuwait, Luxemburgo, Nicarágua, Catar e República Tcheca.
Entre as 16 franquias com participação internacional que participaram da pesquisa, integram o ranking, além das três primeiras, a Linkwell (internet), Localiza (aluguel de carros), Fisk Centro de Ensino (idiomas), Spoleto (massas), Bit Company (capacitação profissional), Hering (confecção), Arezzo (calçados), DepylAction (depilação), Wizard (idiomas), Marisol (confecção), Yogoberry (sorvetes), Emagrecentro (estética) e Giraffas (fast-food).
Para calcular o índice de internacionalização de uma empresa, a Fundação Dom Cabral utiliza uma metodologia adotada pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad). Essa fórmula compara os ativos das empresas no exterior com os do Brasil, as receitas no exterior com as receitas totais e os funcionários no exterior com o quadro geral da empresa.
No caso das franquias, a metodologia é da própria instituição e calcula a proporção de unidades franqueadas do exterior com as que existem no Brasil, as receitas e taxas do exterior com aquelas obtidas no Brasil e a receita de venda de produtos para franqueados no exterior com a venda para franqueados no Brasil.

