São Paulo – Com loja na Arábia Saudita há pouco mais de um ano, a joalheria brasileira Isabel Oliveira Fine Jewelry já se destaca em um mercado de alta concorrência. Localizado no Shopping Al-Faisaliah, em Riad, capital do país, o ponto de venda chama a atenção por suas joias com design diferenciado e com pedras exuberantes, como as consumidoras árabes gostam.
“Nós chegamos em solo árabe com a ajuda da minha agência de branding. Ela nos levou para conhecer Dubai e Arábia Saudita há três anos. Quando visitei os dois mercados, Dubai me pareceu um lugar com muitas joalherias internacionais, por isso, decidimos investir na Arábia Saudita”, conta Cristiane Oliveira, diretora Criativa e de Expansão da marca, e filha da fundadora da empresa. “Como o país não tinha tantas marcas internacionais, imaginei que teríamos menos marcas para concorrer e assim aumentaria a chance de sermos exclusivos.”
Então com presença no Brasil e Estados Unidos, a empresa resolveu dar preferência a expandir seus negócios primeiramente no Oriente Médio em vez de Europa porque percebeu que os árabes são mais receptivos a pedras maiores, comuns entre entre as peças da marca. Foi assim que em março de 2023, a companhia brasileira chegou em um mercado onde joia é um objeto muito comum.
“Os árabes amam joias. Nesse tempo, a experiência de ter uma loja na Arábia Saudita tem sido espetacular. Os clientes me respeitam muito por eu ser uma empresária que representa uma empresa familiar. Todos são simpáticos, receptivos e agradáveis, e gostam do fato da nossa empresa se preocupar com sustentabilidade.”
Ao chegar no país árabe, Cristiane precisou fazer poucas adaptações nas joias. “O design diferenciado foi o que realmente conquistou os clientes da Arábia Saudita. Mas como os árabes gostam de pedras maiores, levei peças com maior valor agregado e com pedras de maior qualidade.”
Criação da marca
A marca surgiu em 1988, quando Isabel Oliveira começou a revender joias de outras joalherias. Com o aumento das clientes, a empresária resolveu abrir sua primeira loja em 2004 no Shopping Iguatemi Alphaville, na cidade paulista de Barueri, desta vez com fabricação própria.
Na fábrica, a maranhense passou a produzir peças com design original e pedras nacionais, como turmalina Paraíba e rubelita. O ouro, a esmeralda colombiana e o diamante completavam as matérias-primas usadas no desenvolvimento das peças.
Cristiane e Eduardo, que hoje são sócios da marca, começaram a trabalhar com a mãe com a intenção de expandir os negócios da família. Eduardo é responsável pela área administrativa e Cristiane atua nas áreas criativa e de expansão.
Canais de vendas
Com o crescimento do número de clientes, a família abriu duas lojas na cidade de São Paulo, nos shoppings Anália Franco e Cidade Jardim. Apesar de contar com um site, as vendas são realizadas pelo whatsapp e durante eventos feitos em diferentes regiões do País.
“O cliente escolhe a joia desejada pelo site, que funciona como uma vitrine, e fecha negócio através do aplicativo de mensagens. Atendemos clientes do Brasil inteiro. A venda é feita por whatsapp porque focamos em fazer um atendimento diferenciado e pessoal. Comprar um joia não é algo simples, a pessoa precisa se sentir confortável e ser apresentada para a joia.”
Com um público alvo diverso, a Isabel Oliveira Fine Jewelry atende mulheres entre 30 e 70 anos. “Eu diria que 80% das minhas clientes são mulheres e outros 20% são homens que compram joias para suas companheiras. Eu quero que a pessoa que entre na minha loja, consiga ser atendida e encontre a peça que deseja. Por isso, o preço das peças variam bastante, tenho aliança de R$ 2,7 mil e peças de R$ 5 milhões.”
Com clientes fiéis, que passam suas joias de mães para filhas, Cristiane fala sobre concorrentes. “Hoje não consigo dizer que tenho um concorrente, porque somos uma loja de shopping que atende com qualidade de escritório. Além da qualidade das pedras, nos destacamos por usar ouro reciclado, que vem do descarte de equipamentos eletrônicos e do reuso de joias.”
Miami, Riad e Paris
A marca, que fez sua primeira venda para fora do País para brasileiros que viviam nos Estados Unidos, criou uma loja em Miami em 2019. Com o aumento das vendas, os empresários decidiram criar um escritório na cidade estadounidense para facilitar as negociações.
Depois dos Estados Unidos e Arábia Saudita, a empresa se expandiu mais uma vez. Convidada por uma loja de designers modernos de Londres, a joalheria abriu uma loja em Paris, na França. Localizada na Flying Solo Paris Store, ao lado do Museu do Louvre, a inauguração do espaço aconteceu em junho de 2024.
“Ainda não tivemos tempo de ver a resposta do público europeu porque é algo muito recente, mas estamos muito animados, afinal agora temos uma loja na capital da moda. Foi uma conquista muito importante para minha família. Entrar no mercado europeu não estava nos meus planos, porém apareceu essa oportunidade e fomos”, completa a diretora Criativa e de Expansão da marca.
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Com reportagem de Rebecca Vettore, especial para a ANBA.