Geovana Pagel
São Paulo – A Braziliana, pequena empresa criada em São Paulo há um ano, produz jóias em prata e bijuterias para o mercado internacional e, além de exportar para Estados Unidos, Europa, Líbano, Chile e Argentina, tem seus produtos disponíveis em mais de 200 pontos de venda, no país.
Em três dias de Couromoda, a empresa fechou contratos de vendas para Inglaterra, Costa Rica, Estados Unidos, Argentina e Chile. Suas peças estão sendo conhecidas no mercado como jóias ecológicas ou simplesmente biojóias.
Outro detalhe está no compromisso da marca com a preservação do meio ambiente e isso leva a usar produtos que a natureza dispensa. Com uma produção mensal de 1,5 mil peças, a Braziliana busca inspiração no artesanato indígena e no espírito do provo brasileiro, associando materiais naturais.
"Nossa matéria- prima é composta basicamente de grãos e sementes. A maior parte vem da Amazônia, como as sementes do açaí, jarina, que é conhecida como marfim vegetal, além de fibras naturais como a de urucum", conta o proprietário Marco Antônio Olyntho.
A exportação das peças da Braziliana rende divisas ao Brasil. A venda de produtos genuinamente brasileiros auxilia não só na manutenção da floresta como no trabalho de comunidades que têm neste ofìcio sua fonte de sustento.

