São Paulo – A Jordânia assumiu na quarta-feira (01) a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O país árabe integra o órgão como membro não permanente até 31 de dezembro de 2015.
Segundo a agência de notícia jordaniana Petra, no dia 20 deste mês o chanceler do país, Nasser Judeh, vai liderar uma sessão do Conselho de Segurança que irá discutir a situação no Oriente Médio, com destaque para os últimos acontecimentos da região, especialmente a questão palestina e a crise na Síria.
A Jordânia irá também comandar uma reunião fechada do Conselho de Segurança sobre a coordenação especial da Missão Conjunta da ONU e da Organização para a Proibição de Armas Químicas. O tema será a eliminação do programa de armas químicas da Síria.
No dia 22, o país comandará ainda um encontro para discutir a situação no Iêmen, além de debater assuntos relacionados aos conflitos na África. A Jordânia foi eleita em dezembro para integrar o Conselho de Segurança da ONU. Além dela, os novos membros não permanentes do conselho são Chile, Chade, Nigéria e Lituânia.


