São Paulo – O Jordan Tourism Board (JTB), escritório de promoção turística da Jordânia, lançou uma ferramenta de capacitação on-line para agentes de viagens brasileiros conhecerem melhor os destinos e os serviços de turismo do país árabe. Em português, a ferramenta pode ser utilizada de acordo com as necessidades de cada agência, com cursos voltados ao turismo de aventura, religioso, etc.
“O agente aprende sobre cultura, destinos específicos, moeda, horários de visitas dos pontos turísticos, como planejar o itinerário. São todas as informações requeridas pelos clientes”, explica Ahmad Al-Hadid, gerente regional de marketing do Jordan Tourism Board.
A ferramenta já existia há alguns anos, mas a versão em português foi lançada no mês passado. Para este ano, a meta é treinar quase mil agentes brasileiros. “Vamos tentar atrair o máximo de agentes que pudermos. O começo para este ano são 700. Para o próximo ano, queremos dobrar este número”, revela.
Conforme o agente for completando as etapas do treinamento on-line, ele será submetido a testes para verificar seu conhecimento sobre o país. O empenho pode valer uma boa recompensa. “Os dez agentes que venderem mais (viagens para) a Jordânia irão visitar o país”, conta Al-Hadid.
Além das ações voltadas aos agentes de viagem, o JTB também está trabalhando para promover a Jordânia diretamente para os potenciais turistas brasileiros. Al-Hadid lembra, por exemplo, que o país foi palco da campanha da nova coleção da rede varejista de moda Riachuelo, conforme noticiado pela ANBA.
O executivo conta ainda que já levou a Rede TV para fazer matérias na Jordânia e que está negociando com a Rede Globo para que a emissora também vá produzir reportagens em solo jordaniano.
Outro foco da Jordânia é mostrar sua gastronomia aos brasileiros. “Estamos negociando com chefs tops brasileiros para irem visitar a Jordânia e falar sobre sua experiência (gastronômica) no país”, explica Al-Hadid.
O Brasil ainda não está entre os principais países que enviam turistas à Jordânia, diz o gerente do JTB, mas a quantidade de turistas nacionais quem vem se interessando pelo país árabe está crescendo. Só no primeiro semestre, aponta o executivo, houve um aumento de 25% no número de viajantes do Brasil, somando 5.797 brasileiros que passaram pelas terras jordanianas.
“Nos próximos anos, acredito que vamos ter mais turistas brasileiros indo para a Jordânia, e teremos mais guias que falam português para atendê-los”, afirma Al-Hadid.
O gerente lembra que companhias como Etihad, Emirates e Qatar Airways oferecem voos com escalas do Brasil para a Jordânia. Segundo ele, um voo direto daqui para seu país pode acontecer dentro de cinco ou sete anos.
Quem estiver interessado em saber mais sobre os destinos turísticos da Jordânia pode acessar o site http://pt.visitjordan.com.


