Silwan Abbassi*
Brasília – O ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro da Jordânia, Ziad Fariz, inaugurou ontem (16) o Fórum Econômico Jordaniano-Saudita. Com dois dias duração, o Fórum tem como objetivo promover a cooperação econômica entre os dois países. As informações são do jornal árabe Asharq Alawsat.
O Fórum é organizado pela Câmara do Comércio e Indústria de Amã e pelo Conselho Saudita de Câmaras do Comércio e Indústria, e conta com a participação de empresários, funcionários do governo e economistas de ambos os países.
Em seu discurso de abertura, Fariz falou da forte ligação entre Jordânia e Arábia Saudita e disse que o Fórum vai reforçar a cooperação entre os dois países, favorecendo as populações jordaniana e saudita. O Fórum deverá levar a um salto qualitativo nas relações comerciais e econômicas entre os países, disse Fariz.
Durante o Fórum, foi anunciada a criação da Jordanian-Saudi Company for Developing Projects. Com capital de US$ 500 milhões, a companhia vai investir nos setores imobiliário, industrial e financeiro.
Fariz afirmou que o mercado saudita é responsável por 21% do volume de comércio exterior da Jordânia. Ele disse também que as importações da Arábia Saudita correspondem a 26% do total importado pela Jordânia. As exportações para o mercado saudita equivalem a 9% do volume total de exportações jordanianas.
O presidente da delegação saudita, Abdul Rahman Ben Rashid Al Rashid, disse que os empresários sauditas estavam dispostos a fortalecer os laços econômicos com seus colegas jordanianos.
Segundo a Jordan News Agency, Rashid afirmou que a cooperação entre Arábia Saudita e Jordânia nos setores de investimento e comércio está aquém das expectativas dos governos dos dois países. Estatísticas mostram que o comércio não-petrolífero entre as duas nações foi de US$ 906 milhões em 2006. De acordo com Rashid, é preciso encontrar formas de aumentar a cooperação bilateral para aumentar a corrente comercial.
Ele disse que os executivos dos dois países querem apressar a implementação da Grande Área de Livre Comércio Árabe e a assinatura de um acordo para acabar com a dupla tributação entre os dois países.
De acordo com o jornal árabe Al-Sharq, um plano logístico de ação para os próximos anos foi traçado durante o Fórum Econômico Jordaniano-Saudita. O plano inclui uma proposta de unir os dois países por meio de uma ferrovia.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

