São Paulo – Os governos da Jordânia e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) assinaram nesta quinta-feira (29) um acordo para evitar a dupla tributação entre os países e, assim, incentivar o intercâmbio comercial e as parcerias em investimentos. As informações são da agência de notícias jordaniana Petra.
De acordo com a agência, o ministro das Finanças da Jordânia, Umayyah Touqan, disse que objetivo do acordo é ajudar a transferir tecnologia e experiência para os palestinos. Ele disse que os países pretendem ampliar o fluxo de capitais nos próximos anos.
Por seu lado, o embaixador da Autoridade Nacional Palestina em Amã, Atallah Khairi, agradeceu a prontidão do governo jordaniano em assinar o acordo e disse que isso vai ajudar no desenvolvimento do seu povo. Ele observou também que a iniciativa irá ajudar os países a evitar a evasão de divisas.
Dupla tributação é a cobrança de um mesmo imposto feita por dois países sobre um mesmo contribuinte. Por isso, algumas nações optam por fazer acordos que evitam a dupla taxação. O Brasil, por exemplo, tem acordos do tipo com a África do Sul, Argentina, Áustria, China, Países Baixos, México, Luxemburgo, Chile, Suécia, França, Itália, entre outros.

