São Paulo – O governo da Jordânia assinou nesta quarta-feira (16) um acordo preliminar com a empresa Masdar, de Abu Dhabi, para o desenvolvimento de projetos de energia renovável no país. As informações foram divulgadas em nota pela companhia dos Emirados Árabes Unidos. Criada em 2006 pelo governo de Abu Dhabi, a Masdar desenvolve projetos de energia limpa e tecnologias sustentáveis.
De acordo com a nota, o documento prevê que a Masdar participe do projeto jordaniano de transição da dependência de petróleo para uma matriz de energia mais segura e diversificada. O acordo foi assinado durante a sexta Cúpula Mundial de Energia do Futuro, na capital dos Emirados, evento que trata sobre energia renovável e desenvolvimento sustentável no Oriente Médio e no mundo.
“O firme desejo da Jordânia em avançar na segurança energética e na sustentabilidade é de grande importância nacional”, destacou Alaa Batayneh, ministro jordaniano da Energia e Recursos Minerais. “A indústria de energia renovável vai fornecer um ganho significativo para nossa economia, assim como um caminho para atender as demandas futuras de energia.”
O acordo entre a Masdar e o governo da Jordânia tem dois componentes. O primeiro é facilitar a participação da Masdar em concorrências de projetos de energia renovável. O segundo estabelece que a empresa dos Emirados dará consultoria aos jordanianos em empreendimentos do gênero.
Recentemente, a Jordânia implementou um sistema em que pessoas físicas e donos de pequenas e médias empresas, que possuam sistema de energia solar em suas casas ou estabelecimentos, possam vender o excedente de energia às companhias elétricas, levando a uma economia de 32% a 70% em suas contas mensais de luz.

