São Paulo – De acordo com o Departamento Jordaniano de Estatística, o valor das exportações do país cresceu 37,7% em 2008 na comparação com 2007. As reexportações cresceram 29,4% na mesma base de comparação. Já o valor das importações aumentou 23,2%. As informações foram divulgadas pelo site árabe de notícias MENA Report. O déficit da balança comercial jordaniana cresceu 14% em 2008 na comparação com 2007.
As mercadorias que o país árabe mais exportou foram produtos farmacêuticos, fosfato bruto, potássio bruto, fertilizantes e verduras. Houve aumento nas importações de petróleo bruto, ferro, maquinário e aparelhos elétricos, veículos, motocicletas e grãos.
Com relação aos principais parceiros comerciais da Jordânia, cresceram as exportações para os países asiáticos, principalmente a Índia, bem como para o Iraque e países da União Européia (UE), entre eles a Holanda.
Por outro lado, houve retração nas exportações para países da América do Norte em conseqüência da diminuição no volume exportado para os Estados Unidos.
Houve aumento nas importações da Arábia Saudita, que consistem principalmente de petróleo bruto, bem como dos países da UE, os países asiáticos não-árabes e os países norte-americanos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

